Peru encontra esqueletos de 12 crianças sacrificadas há 800 anos


As crianças eram da cultura Chimú, que
praticava sacrifícios humanos
(Foto: EFE)

SPES


Como se vê, uma vez mais, pela notícia abaixo, as hoje tão louvadas e defendidas culturas pré-colombianas sacrificavam crianças (entre outras muitas barbaridades contra a lei natural). E são louvadas ao mesmo tempo que a Igreja e a colonização espanhola são detratadas e difamadas. Ora, se é verdade que há, sim, certas zonas de sombra na atividade de alguns colonizadores em solo americano, o fato é que:
1) de modo global, a colonização espanhola trouxe para esta terra habitada por bárbaros monstruosos a Fé, a civilização cristã, uma língua e cultura desenvolvidas – além de uma verdadeira paz social, com o fim das atrocidades cometidas contra crianças e comunidades subjugadas;
2) a Igreja cumpriu o magnífico papel de fazer da América uma extensão da Cristandade, que se ia derruindo pouco a pouco na própria Europa – era a Christianitas minor.


* * *

“Arqueólogos peruanos encontraram os restos mortais de 12 crianças e 20 camelídeos que foram sacrificados há 800 anos na costa norte do Peru. As crianças eram da civilização Chimú, que como os incas, praticava sacrifícios humanos. A escavação é no povoado de Huanchaquito, cerca de 500 km ao norte da capital Lima.
De acordo com declarações do chefe da escavação à agência Andina, os Chimús sacrificavam crianças quando um imperador estava prestes a morrer ou a nascer. Outra teoria do arqueólogo Gabriel Prieto é que o sacrifício tenha sido uma oferenda à natureza para aplacar as fortes chuvas que o povo deve ter enfrentado à época, conforme indicam marcas no solo do sítio arqueológico. A posição dos corpos encontrados foge dos padrões funerários da civilização antiga, que costumava enterrar seus mortos sentados e com objetos de cerâmica ou metal. As crianças estavam deitadas e sem objetos de valor.
O império Chimú foi uma civilização andina pré-colombina que viveu na zona norte do Peru entre os séculos 10 e 15 d.C. Acredita-se que eles foram dominados pelos incas e perderam sua cultura e idioma próprios. Os arqueólogos peruanos convidaram um especialista francês para estudar os restos dos camelídeos.”


(Extraída de Peru encontra esqueletos de 12 crianças sacrificadas há 800 anos.)

SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS SANTO TOMÁS DE AQUINO - SPES: Peru encontra esqueletos de 12 crianças sacrificadas há 800 anos