O Grande Mistério dos Navegadores Perdidos!
Por Ivo Lawrence de Azevedo
Toronto,Canadá
Artigo por Ivo Lawrence de Azevedo publicado no "Jornal Milenio”
(O trabalho de um Moderno Paladino da História)
De todas as belas passagens da História de Portugal, a que tem mais impacto e atracção para nós, que vivemos tão longe da Pátria, é certamente a da Era dos Descobrimentos.
À volta de 1418 o Infante D. Henrique deu vida e alento ao grande desejo dos Portugueses de procurarem fama e fortuna, descobrindo terras novas num mundo que era então vastamente desconhecido.





Notar no centro deste mapa está o nome 'Terra dos Cortre Reais'

As outras nações, que mais tarde competiram com os nossos antepassados na colonização, encontravam-se por essa altura ocupadas com graves problemas internos. Tomando vantagem dessa distracção, e em grande segredo, um enorme esforço foi desenvolvido que resultou na descoberta da maioria das terras do mundo pelos valentes Navegadores Portugueses.
Por causa do tal grande segredo necessário nessa altura, hoje a nossa história tem lacunas, que muitos pesquisadores procuram diligentemente preencher.
Quem foi o primeiro Navegador a descobrir o Canada? E a América?
Hoje aceita-se que João Vaz Corte Real, deve ser considerado o primeiro europeu que chegou à Costa Americana, -pelo menos, mais de vinte anos antes de Colombo!
A história da família Corte Real é interessantíssima. João Vaz Corte-Real navegou o Atlântico Norte por mais de 25 anos descobrindo a Terra Nova em 1472. Foi eventualmente recompensado pelo Rei, com o título de Capitão-Mor e o governo de metade da Ilha Terceira, aonde viveu.
Ainda hoje se pode ver a "Casa do Capitão" em Angra do Heroísmo.
Seu filho mais novo, Gaspar, em 1500 fez a sua primeira viagem à Terra Nova (New Found Land) então chamada "Terra dos Corte-Reais".
Partiu em 1501 numa segunda expedição ao Continente Americano e nunca mais voltou!
O outro filho Miguel, partiu em 1502 em busca de seu irmão e também nunca mais foi visto!
O que aconteceu aos dois destemidos irmãos, suas naus e tripulações?
Ora aqui encontramos um distinto Médico Luso-Americano, o Dr. Manuel Luciano da Silva, que como Historiador e Pesquisador amador, viu e reconheceu em Fall River, Massachusetts, prova -vastamente ignorada- de que Miguel Corte-Real ali esteve em 1511!
Essa prova é constituída por uma grande pedra (Dighton Rock) em que se podem ver vários escudos em V com cruzes idênticas às usadas nas velas das Naus e Caravelas Portuguesas, o nome Miguel Corte Real e a data 1511.



Dr. Manuel Luciano da silva em frente à Pedra de Dighton, no Estado de Masachusetts, E. U. A.
Fotografia publicada na "National Geographric Magazine", em Janeiro de 1975

Mas ver não foi então nem é hoje fácil. Depois de gravada, a Pedra esteve 500 anos ao "sabor dos ventos e das marés". A erosão é tremenda! A pobre Pedra Dighton foi muito maltratada. Sempre que maré subia, a tapava quase totalmente, e sempre que descia e a destapava os ventos arrastavam areias que a desgastavam. No Inverno os gelos, no Verão o Sol, sempre as ondas, e ainda, humanos, que lá escrevinharam coisas. O pior foi o vandalismo humano até 1974 quando a Pedra foi colocada dentro dum pavilhão fechado.
Em 1818 O Professor Delabarre da Browns University, escreveu (Em Inglês, claro):
"Eu vi clara e indubitavelmente, a data 1511.
Ninguém até à data a viu, ou detectou na pedra ou em fotografia,
mas uma vez vista, a sua presença genuína não pode ser negada".
O Dr. Manuel Luciano da Silva compreendeu a importância desta descoberta e tornou-se o seu Moderno Paladino
O Doutor dedicou muitos anos da sua vida, a sua considerável influencia e muito do seu dinheiro, para que a Pedra fosse reconhecida como testemunha de facto histórico significante e salva do seu ambiente destrutivo.
E finalmente em 1973 a sua instancia, um pavilhão octogonal foi construído para abrigar a pedra, e hoje existe o Museu da Pedra Dighton, no que se tornou um Parque Estatal.
É o único museu na América a testemunhar e glorificar as acções dos Navegadores Portugueses!
O Dr. Silva escreveu dois livros e muitos artigos, e tem feito centenas de palestras para disseminar esta informação.
Um artigo no National Geographic Magazine (Janeiro 1975) descreve a situação muito bem.
O Bom Doutor foi agraciado em Portugal, em Julho passado, com a abertura da bela:
"Biblioteca-Museu Dr. Manuel Luciano da Silva", na sua Terra Natal, Cavião, Vale de Cambra, Portugal Continental.
-para a qual foram enviados dos Estados Unidos 10 toneladas de Livros!
Esta instituição é importantíssima para facilitar a Educação e a Pesquisa na área de Vale de Cambra. Está situada na Aldeia de Cavião, junto à casa aonde o Doutor nasceu.
Além de livros sobre Medicina, Filosofia, História e outras ciências, tem 22 Enciclopédias e acesso permanente à Internet via 4 computadores.
O Senhor Dr. Silva apresentou uma interessante palestra no Consulado Geral de Portugal, quinta-feira dia 14 de Março de 2002 pelas 17:30, com o titulo:
"A Descoberta do Canadá Pelos Portugueses, antes do Nascimento de Colombo!"
Sábado Dia 16, houve também uma palestra no jantar da Academia do Bacalhau de Toronto.

omisteriodosnavegadoresperdidos