Artigo antigo mas tem coisas boas:
REI DOM AFONSO HENRIQUES, O PAI DA NAÇÃO!
image.jpg
Comemora-se no dia 5 de Outubro de 2008, o ANIVERSÁRIO DO DIA DA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL! De facto, foi precisamente no dia 5 de Outubro de 1143, há 865 anos, que Portugal foi considerado formalmente um Estado Independente, através do Tratado de Zamora. E, por isso, do ponto de vista histórico e jurídico a data da nossa Fundação – do NASCIMENTO DE PORTUGAL. Todos os Países evoluídos do mundo (com a excepção de Portugal), comemoram a sua Fundação, o dia do seu aniversário. E esse sim é motivo de festa, de orgulho e de coesão nacional. O Estado Português, comemora no entanto a implantação da república portuguesa. Um regime imposto aos portugueses por um golpe de estado feito contra a vontade do povo e do qual se aproveitaram organizações criminosas como a maçonaria, que dois anos antes tinha dado ordens para o assassínio do Rei Dom Carlos I de Portugal. A data de 5 de Outubro passou a ser associada a outro "evento"?, que tenha a importância que tiver, positiva para uns, negativa para outros, (para mim é um dia de luto cerrado) e talvez até por isso, não deveria nunca fazer esquecer aquele que deveria ser o momento mais importante do Nosso País: o dia do "reconhecimento" de Portugal como Nação Independente. Dom Afonso Henriques, o Pai da Pátria Portuguesa, morre no dia 6 de Dezembro de 1185, e Seu corpo é enterrado no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.
-------------------------
Comunicado da Real Associação de Coimbra
COMUNICADO À IMPRENSA
865º ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL
Em 5 de Outubro de 1143 NASCEU PORTUGAL!
É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.
Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.
PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.
As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que simbolizam sobretudo revoluções fratricidas entre Portugueses.
É o caso do “5 de OUTUBRO”:
Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses e que teve como acto preparatório o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos I), ignorando as actuais Autoridades Oficiais a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como ESTADO-NAÇÃO.
Discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada “5 de OUTUBRO” o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes.
Neste ano de 2008, a Missa de Sufrágio pela alma do Rei Fundador e dos Seus Descendentes será celebrada na Igreja de Santa Cruz às 16:30 horas do dia 5 de Outubro, após o que será prestada HOMENAGEM junto aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.
Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 865º. ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL.
FAÇAMOS DO ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL UMA DATA QUE UNA OS PORTUGUESES!
VIVA PORTUGAL!
O Presidente da Direcção da R.A.C.
Joaquim Leandro Costa e Nora
Família Real Portuguesa
La Iglesia es el poder supremo en lo espiritual, como el Estado lo es en el temporal.
Antonio Aparisi
La Iglesia es el poder supremo en lo espiritual, como el Estado lo es en el temporal.
Antonio Aparisi
Eso resulta de que España es una Patria pero no una Nación - de una nación siempre se sabe cual la fecha de nacimiento y el (los) padre(s) fundadores; de una Patria, sólo se sabe que ya existía antes de todos los ancestros conocidos.
Por lo demás, coincido totalmente, debería celebrarse en Portugal el 5 de Octubre como la fecha de la independencia (hasta porque es una fecha de paz). Como se debería celebrar también el 12 de Octubre, pues Portugal es una nación hispana que ha contribuido largamente para evangelizar y hispanizar el mundo.
Iniciado por Hyeronimus
Ahora en serio. Concuerdo totalmente. En Portugal se debería conmemorar a Afonso Henriques, el nacimiento de Portugal, y dejarse de celebraciones liberales masónicas.
Iniciado por Irmão de Cá
Coincido totalmente, debería celebrarse en Portugal el 5 de Octubre como la fecha de la independencia (hasta porque es una fecha de paz). Como se debería celebrar también el 12 de Octubre, pues Portugal es una nación hispana que ha contribuido largamente para evangelizar y hispanizar el mundo.
La Iglesia es el poder supremo en lo espiritual, como el Estado lo es en el temporal.
Antonio Aparisi
Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)
Marcadores