1 Archivos adjunto(s)
Origens Galegas do meu Apelido
Caros Nova_Hespaña, Cavaleiro e demais irmãos galegos do Hispanismo.org
Como muitos outros portugueses tenho um apelido comum a muitos galegos e que é testemunho da nossa raíz cultural partilhada. Mas descobri que o meu em particular nasce do nome de uma terra galega - Andrade.
As armas de origem em Portugal são praticamente iguais às usadas na Galiza, pelo que posso perceber:
Archivo adjunto 940
O nome Andrade é muito comum em Portugal e os portugueses espalharam-no copiosamente:jeje: pelo Brasil e antiga África Portuguesa.
Que informações me podem dar sobre a terra de Andrade, o nome galego de Andrade e da forma como se relaciona com o mesmo nome português?
Sempre me senti um pouco galego porque adoro a Galiza - terra mais linda em toda a Península não há!!:muybueno: Mas ficaria verdadeiramente honrado e orgulhoso se descobrisse que tenho uma remota mas provável orígem galega.
Aguardo ansiosamente as vossas informações. Obrigado.
Re: Origens Galegas do meu Apelido
Olá Irmao,
qualquer português no foro conta como galego honorario no Gallicense Regnum
Nesta ligaçao um mapa dos apelidos galegos:
http://servergis.cesga.es/website/apelidos/viewer.asp
pelo menos, podes ver distribuiçao/origem do teu apelido no territorio da CAG (Comunidade Autónoma de Galicia). Contudo, se o mapa incluir o norte de Portugal muitos apelidos teriao uma distribuiçao similar lá que no aquem-minho. Logo mesmo atopa um Andrades e Andradas no Brasil, como um também atopa pelidos castelans, catalaes ou vascos por todo mundo.
Uma aperta em Cristo-Rei
Re: Origens Galegas do meu Apelido
Obrigado, Cavaleiro!:muybueno:
1 Archivos adjunto(s)
Re: Origens Galegas do meu Apelido
O que descobri na Wikipedia, a Enciclopedia Livre (nunca pensei qu lá fosse encontrar!)
Archivo adjunto 941
Castelo de Andrade em Nahario - Ferrol
Andrade (variante Andrada) é um apelido de família da onomástica da língua portuguesa.
Sua origem remontaria à Galiza, numa família cujo solar - a vila de Andrada - ficava entre Pontedeume, Ferrol e Vilalba, de cujas vilas o rei D. Henrique II fez mercê a seu privado Fernão Peres de Andrade, descendente de Bermudo Peres de Traba Freire de Andrada, que provinha dos antigos condes de Traba e Trastâmara.
Os Andrades - ou Andradas - ligaram-se por diversas vezes aos Freires, razão por que os dois apelidos passaram a considerar-se indissociáveis, usando uns Andrade Freire, outros Freire de Andrade. Subsistiram também isoladamente.
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...r_app_xmag.pngVer artigo principal: Conde de Andrade
A fins do Século XII, começou a tomar importância uma família originária de Andrade de cujas vilas o rei D. Henrique II fez mercê a seu privado Fernán Pérez de Andrade, descendente de Bermudo Peres de Traba Freire de Andrada, que provinha dos antigos condes de Traba e Trastámara. Esta família chegaria a dominar as terras de Ferrol, Pontedeume, Betanços e Vilalba.
Os Andrades - ou Andradas - ligaram-se por diversas vezes aos Freires, motivo pelo qual os dous apelidos pasaram a considerar-se indisociáveis, usando uns Andrade Freire, outros Freire de Andrade.
A dia de hoje, as propriedades que no seu dia pertenceram aos Condes de Andrade e Vilalba, fazem parte das moitas outras posses da Casa de Alba.
A esta família pertenceram alguns personagens importantes da historia da Galiza, como:
Os Andrade em Portugal e no Brasil
Os principais ramos portugueses provêm de Rui Freire de Andrade (1295-1362), que veio para Portugal com os seus dous filhos D. Nuno Rodrigues Freire de Andrade (c. 1300-1372), mais tarde 6º mestre da Ordem de Cristo, e Vasco Freire.
João Fernandes de Andrade, filho de Fernão Dias de Andrade e de D. Beatriz da Maia, serviu os reis D. Afonso V e D. João II nas tomadas de Arzila e de Tânger e, em recompensa dos seus serviços, teve mercê nova de armas (28 de Fevereiro de 1485), além da doação, na ilha da Madeira, das terras do Arco da Calheta.
Excelente!! :toyfeliz:Eu sabia que tinha que haver uma razão para gostar tanto da Galiza e ser tão devoto de São Tiago Apóstolo!! Tenho um bocadinho de sangue galego nas minhas veias!
Esta é a maravilha da hispanidade: é que na Península ninguém pode verdadeiramente dizer que não faz parte da Família Hispana! Temos todos o mesmo sangue!
Re: Origens Galegas do meu Apelido
Andrade e Andrada são apelidos muito frecuentes entre os gaúchos riograndenses, uruguaios e argentinos. Me lembro de Julián Andrade, o parceiro de Juan Moreira.
Olegario Víctor Andrade