Búsqueda avanzada de temas en el foro

Resultados 1 al 1 de 1

Tema: La operación Cabralzinho

  1. #1
    Avatar de ReynoDeGranada
    ReynoDeGranada está desconectado 𝔄𝔱𝔥𝔞𝔩 𝔚𝔞𝔯𝔡
    Fecha de ingreso
    13 feb, 14
    Ubicación
    Jerez de la Frontera
    Mensajes
    1,434
    Post Thanks / Like

    La operación Cabralzinho

    Fue el nombre con el que se denominó el proyecto brasileño de anexión de la colonia francesa de la Guayana, ideado en 1961 por el presidente Jânio Quadros y abortado debido a su renuncia. Cabe destacar que tuvo un precedente en época de la invasión napoleónica.

    Saludos en Xto.

    Operação Cabralzinho







    A Operação Cabralzinho foi um plano do governo brasileiro de anexar o território francês da Guiana Francesa, em 1961. Fez parte da Guerra da Lagosta.
    O nome da operação é uma referência ao General Francisco Xavier da Veiga Cabral, responsável por expulsar tropas francesas que invadiram o território brasileiro em 1895, no âmbito da Intrusão Francesa no Amapá, a partir do território da Guiana Francesa.

    Elaboração e cancelamentoNo dia 3 de agosto de 1961, o presidente brasileiro, Jânio Quadros, reuniu-se com o então governador do Amapá, Moura Cavalcanti. A reunião era secreta e tinha o objetivo de discutir a exploração clandestina do Manganês em território brasileiro. A conclusão elaborada neste encontro foi de que esse manganês seria, supostamente, enviado para a Guiana Francesa, de onde era exportado para a Europa, o que significava um prejuízo aos cofres públicos do Brasil. Com todo esse contexto, Jânio propôs ao governador do Amapá a invasão, ocupação e anexação da Guiana Francesa.[1][2]
    O plano consistia em uma invasão relâmpago ao território da Guiana Francesa, que deveria contar com uma ação conjunta dos três ramos das Forças Armadas Brasileiras.
    A força brasileira contaria com cinco brigadas do exército (cerca de 2.500 homens), que deveriam abrir vias clandestinas desde o território brasileiro até o interior do território inimigo. Uma vez abertas, tais vias dariam acesso ao alvo principal de ataque, a capital da Guiana Francesa, Caiena. A ofensiva brasileira terrestre seria apoiada também por uma força naval de fragatas e corvetas e pela Força Aérea.
    Algum tempo depois dessa reunião, a ordem para a preparação das tropas foi enviada para o estado maior das Forças Armadas e, em pouco tempo, as tropas brasileiras já estavam se preparando para abrir as vias em território inimigo.
    Porém, no dia 25 de agosto de 1961, o presidente Jânio Quadros renunciou ao seu cargo e, com isso, o plano de invasão acabou por ser cancelado.
    Alguns especialistas acreditam que o Brasil teria chances de vencer a guerra, já que a França contava com maioria de suas forças na Argélia, no contexto da Guerra de Independência Argelina. Já outros, acreditam que provavelmente o Brasil perderia, uma vez que o plano de invasão foi criado de última hora e acelerado, sem um grande tempo para estudos e preparação, algo semelhante ao que ocorreu na Guerra das Malvinas, em 1982





    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Operação_Cabralzinho
    Última edición por ReynoDeGranada; 30/06/2021 a las 20:25
    «¿Cómo no vamos a ser católicos? Pues ¿no nos decimos titulares del alma nacional española, que ha dado precisamente al catolicismo lo más entrañable de ella: su salvación histórica y su imperio? La historia de la fe católica en Occidente, su esplendor y sus fatigas, se ha realizado con alma misma de España; es la historia de España.»
    𝕽𝖆𝖒𝖎𝖗𝖔 𝕷𝖊𝖉𝖊𝖘𝖒𝖆 𝕽𝖆𝖒𝖔𝖘

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)

Temas similares

  1. Operación Algeciras
    Por Esteban en el foro Hispanoamérica
    Respuestas: 3
    Último mensaje: 26/08/2013, 07:31
  2. Obama gana en Operación Triunfo
    Por Arnau Jara en el foro Noticias y Actualidad
    Respuestas: 16
    Último mensaje: 23/11/2008, 01:14
  3. Respuestas: 0
    Último mensaje: 23/11/2007, 07:33
  4. La 'operación Feriante' se salda con 239 detenciones
    Por zurtz en el foro Inmigración
    Respuestas: 0
    Último mensaje: 09/08/2007, 21:42
  5. Operación Xarnego
    Por Arnau Jara en el foro Catalunya
    Respuestas: 0
    Último mensaje: 03/09/2006, 23:16

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •