A Tradição do Canto na Cristandade
Há já algum tempo que encontrei este channel no YouTube (porque apesar de tudo ainda se encontra lá coisas de interesse) e é verdadeiramente um dos melhores channels que por lá se encontram.
Sabendo que hoje em dia nas igrejas e solenes celebrações (pelo menos às que eu vou) se valoriza outro tipo de cântico e a guitarra passou a ser usual a acompanhar os coros, que certamente terão os seus pontos bons, estes cânticos são uma lufada de ar fresco (pelo menos para mim que os aprecio).
A mim parecem-me mais carregados de espiritualidade, de uma melodia incrivel e são a prova que a voz só pode ser um instrumento incrivelmente belo.
No channel encontra-se canto ambrosiano, gregoriano, visigótico e de tradições orientais como sirio e bizantino (muitos dos cânticos orientais pertencem à tradição das igrejas particulares sui iuris do oriente, vulgo igrejas católicas orientais). Não sei se há muitos cânticos bizantinos pós cisma, mas creio que ouvir os cânticos não será blasfémia.
Aqui fica o link para o channel e espero saber se mais alguém gostou do que ouviu: Callixtinus
"Tudo lhes pertence e nos cabe, porque a Pátria não se escolhe, acontece. Para além de aprovar ou reprovar cada um dos elementos do inventário secular, a única alternativa é amá-la ou renegá-la. Mas ninguém pode ser autorizado a tentar a sua destruição, e a colocar o partido, a ideologia, o serviço de imperialismos estranhos, a ambição pessoal, acima dela. A Pátria não é um estribo. A Pátria não é um acidente. A Pátria não é uma ocasião. A Pátria não é um estorvo. A Pátria não é um peso. A Pátria é um dever entre o berço e o caixão, as duas formas de total amor que tem para nos receber."Cidade do Santo Nome de Deus de Macau, Não Há Outra Mais Leal
Marcadores