As siglas e as runas

As siglas foram comparadas com as runas, especialmente na década de 1960, quando Lixa Filgueiras pediu mais estudos sobre o assunto. Siglas e runas nórdicas idênticas para comparação:
pique - runa-i isaz (gelo) arpão - runa-t Tiwaz (Tyr) meio-arpão - runa-l laguz (lago) cálix fechado - runa-d dagaz (dia) cruz - runa-g gyfu (prenda)
Segundo Santos Graça, o Cruzeiro do cemitério da Póvoa de Varzim terá dado origem à sigla poveira Padrão.


Segundo Santos Graça, as siglas eram inspiradas por objectos do uso quotidiano poveiro:
lanchinha — Barco Poveiro (bombordo) lanchinha — Barco Poveiro (proa) mastro e verga — Barco Poveiro com Vela Içada coice — Barco Poveiro (pormenor da ré) padrão — Cruzeiro do Cemitério da Póvoa de Varzim grades de dois e três piques — Grade (Alfaia agrícola usada no desterroamento e alisamento dos campos depois das lavras na Giesteira, Póvoa de Varzim) sarilho e meio sarilho — Sarilho (Utensílio com que as mulheres faziam as meadas da lã ou do linho na Póvoa de Varzim) As siglas hoje


Placa de Rua no centro da cidade com marcas familiares.




O uso de letras do alfabeto para identificar os barcos ocorreu bastante tarde na Póvoa de Varzim, comparando com outras comunidades piscatórias que usavam algum tipo de siglas. Em 1944, em 25 marcas de barcos, só uma aparecia com letras do alfabeto: F.A. de Francisco Fogateira, em substituição da marca lanchinha e dupla de dois piques em cruz e coice. Em A Ver-o-Mar, entre 38 já apareciam umas oito embarcações com letra e sigla.
Apesar de já não ter o uso de outrora, os banheiros do Bairro Norte ainda colocam a sua marca familiar nos seus pertences na praia, acontecendo o mesmo dentro do núcleo familiar com os pertences em algumas famílias típicas. A Casa dos Pescadores da Póvoa de Varzim ainda aceita as siglas como formas correctas de assinatura. As siglas são usadas como motivos nas calçadas da cidade. Nas placas das ruas do Centro da cidade, de forma a reavivar o seu uso e a espelhar a alma da cidade, são colocadas várias marcas de famílias poveiras.

Siglas poveiras