“Umbrales de la filosofía – Cuatro Introducciones tomistas”, o mais recente livro do Padre Álvaro Calderón (FSSPX)Carlos Nougué
Não raro alunos e leitores deste blog me perguntam como iniciar-se na filosofia e na teologia. Por onde começar a estudar? Quase sempre – por certo receio dos manuais disponíveis – respondo dando-lhes um extenso plano de estudo, que vai dos pré-socráticos a Santo Tomás e inclui tomistas como Garrigou-Lagrange e o Padre Álvaro Calderón.
Pois bem, agora está resolvido o problema: o mesmo Padre Álvaro Calderón, da FSSPX, acaba de lançar o magnífico livro Umbrales de la filosofía – Cuatro Introducciones tomistas, de 520 pp. Eu poderia espraiar-me sobre ele, para mostrar uma vez mais que seu autor é um autêntico tomista, em toda a compreensão do termo. Mas o melhor é dar ao próprio Padre a palavra:
«Quais são as portas pelas quais se entra no tomismo verdadeiro? Estou persuadido de que se entra nele na medida em que se cumprem duas condições: que seja vivo e real. O tomismo é vivo se se tem em relação vital com Santo Tomás, e é real se esclarece em verdade os processos do intelecto.
Não se pode ser tomista senão em relação com Santo Tomás, porque não digo a Suma mas as Opera omnia do Doutor Angélico não são mais que a ponta de um imenso iceberg cuja profundidade só poderia abarcar um espírito idêntico ao dele. A relação vital com Santo Tomás supõe letra e espírito. Impõe-se o recurso constante à letra mesma de seus textos. Daí que nossas Introducciones estejam repletas de citações de Santo Tomás no rodapé das páginas. E o espírito desta relação consiste numa amorosa docilidade ao Mestre.
O tomismo será real se conseguir conformar os processos racionais de nossa inteligência. A luz dos princípios revelados não pode conformar plenamente o pensamento e a ação cristã se a razão não foi purificada e ordenada em seus procedimentos. O modernismo veio a ser a quinta-essência da heresia, perturbando a operação fundamental de nossa inteligência, que é a abstração das essências. O tomismo, então, em razão da clareza de seus princípios filosóficos, é o antídoto específico daquela corrupção tão radical. Por isso, o livrinho que você tem nas mãos, benévolo Leitor, entra no combate principal contra os erros modernos: curar a inteligência pela recuperação de um tomismo real.
Nas casas e cidades fortificadas, o umbral da porta principal se faz amplo como os muros e é lugar principal, pois ali se identifica o amigo e se comercia com o estrangeiro. O peregrino que chega ao umbral tem nele seu primeiro descanso, mas, para poder entrar, deve antes dar prova de familiaridade ou cidadania. Nossas Cuatro Introducciones tomistas quereriam ser credencial para o ingresso no cálido lar da Sabedoria cristã.»
[Do Prólogo aos Umbrales de la filosofia.]
SPES - Santo Tomás de Aquino: “Umbrales de la filosofía – Cuatro Introducciones tomistas”, o mais recente livro do Padre Álvaro Calderón (FSSPX)
Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)
Marcadores