Búsqueda avanzada de temas en el foro

Resultados 1 al 1 de 1

Tema: A arrogancia de Juan Luis Cebrian

  1. #1
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    A arrogancia de Juan Luis Cebrian

    Eu nem gostava particularmente do formato do Jornal de 6.ª da TVI, tampouco da Manuel Moura Guedes... mas o encerramento abrupto e intempestivo do programa por um capricho, um interesse obscuro e promiscuo de um selvagem capitalista e maçon que nao respeita nada nem ninguem, e uma arbritrariedade e um acto de censura intoleravel!!!

    Basta dos desmandos deste maldito homem!!!



    Depois venham os ultranacionalistas falarem-me de independencia... qual independencia??


    Moura Guedes afastada por dono da Prisa

    por FILOMENA MARTINS, GRAÇA HENRIQUES, LINA SANTOS e MARINA MARQUES 04 Setembro 2009

    Cebrián falou com os responsáveis portugueses da Media Capital e comunicou que queria afastar Manuela Moura Guedes do 'Jornal Nacional' da TVI. Bernardo Bairrão terá tentado demover o presidente da Prisa, que acabou por levar a decisão a cabo. Os estilhaços sentiram-se no plano político e a Direcção de Informação da TVI demitiu-se em solidariedade com a jornalista.

    Guerra em Espanha, estilhaços em Lisboa. Adecisão de suspender o Jornal Nacional de 6.ª Feira da TVI, que culminou com o afastamento de Manuela Moura Guedes e a demissão da direcção de Informação, foi da Prisa espanhola e da responsabilidade do seu presidente, Juan Luis Cebrián. Acontece num momento de grande tensão entre o patrão do grupo espanhol e primeiro-ministro socialista José Luis Zapatero, de quem era até agora muito próximo.

    O desentendimento, relacionado com o negócio da Televisão digital Terrestre (TDT), levou Cebrián a dizer de Zapatero que "quer dominar os meios de comunicação e favorecer os amigos" e que o seu governo se comporta como "uma república das bananas". Estas declarações, a 21 de Agosto, fazem-no politicamente insensível às repercussões que a sua decisão tenha em Portugal, em vésperas das eleições legislativas. Nomeadamente, para o primeiro-ministro José Sócrates. Este reconheceu ontem que a suspeita de uma interferência do PS neste caso poderia criar dificuldades aos socialistas (ver texto ao lado).

    O primeiro-ministro classificou o jornal como uma "caça ao homem" na sequências das suas reportagens sobre o caso Freeport. Manuela Moura Guedes disse ao DN que o jornal de hoje incluiria mais um trabalho sobre o processo.

    (...)

    Primeiros sinais na sexta

    O primeiro sinal de que o jornal de Moura Guedes poderia ter os dias contados foi dado por Cebrián num telefonema para Lisboa na sexta-feira, dia 28, pedindo para falar com os responsáveis portugueses da Media Capital - o administrador-delegado Miguel Gil e Bernardo Bairrão. Fez perguntas e teceu vários comentários sobre o noticiário, todos eles depreciativos, segundo apurou o DN, mas não tomou uma decisão.
    Na segunda-feira foi feito o contacto oficial entre Cebrián e Bernardo Bairrão. A decisão foi comunicada de forma clara: não queria Manuela Moura Guedes a apresentar o noticiário nem que haja noticiário com aqueles moldes.

    Bernardo Bairrão terá tantado fazer perceber a Juan Luis Cebrián que este não era o momento para tomar a decisão - por ser a semana do regresso daquele formato, o que mostrava um completo desrespeito profissional pelos envolvidos - com as consequências que acabaram por se verificar, quando podia ter sido tomada aquando a saída de Moniz, durante o período de férias do jornal. Na pior das hipóteses, devia ser adiada.

    Havia também a leitura política, em vésperas de eleições. Tanto mais que se trata de um noticiário altamente criticado pelo actual Governo e considerado persecutório do primeiro-ministro.

    Indiferente aos argumentos, Cebrián levou a sua decisão para a frente. O presidente da Prisa e a restante administração espanhola não entendem claramente a realidade e as relações dos media e da política em Portugal, estranham que os jornais e as televisões não assumam que partido apoiam. Ao ponto de Cebrián ter afirmado, segundo apurou o DN, que é impensável um espaço de informação "hostilizar o primeiro-ministro de um país", até pelos efeitos que isso pode ter nos negócios da empresa em Portugal.

    Em Espanha, os seus desentendimentos com o presidente do governo por ter sido aprovado o diploma da TDT paga foram motivo de editorial do jornal mais influente do grupo, o El Pais, e tema de entrevista à sua rádio, a Cadena Ser.

    Abertura dos telejornais

    Ontem na TVI vivia-se um ambiente de grande expectativa. Reinava a convicção de que a Media Capital pode ser vendida a qualquer momento ao primeiro interessado e que houve sempre uma enorme falta de respeito de Espanha para com os responsáveis portugueses, vistos sempre como figuras menores.

    A suspensão do Jornal Nacional motivou ainda as demissões de funções dos chefes de redacção António Prata e Maria João Figueiredo e da editora de política Constança Cunha e Sá e do comentador Vasco Pulido Valente.

    O caso motivou aberturas dos noticiários nocturnos da RTP1 e da SIC, e o comentário de Miguel Sousa Tavares na própria TVI. À tarde, depois de um plenário de redacção,grande parte dos jornalistas assinaram um abaixo-assinado de repúdio face à decisão da administração, considerando "que põe em causa a seridade e competência dos profissionais".

    A ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) pretende abrir um processo de averiguações ao caso. O presidente, Azeredo Lopes, considera a suspensão "absolutamente inaceitável". "A empresa não poderia ignorar que isto iria determinar a agenda política". E motivou ainda um comunicado do Sindicato de Jornalistas pedindo "um cabal esclarecimento das circunstâncias que conduziram à demissão".

    Mesmo os que criticam e contestam Manuela Moura Guedes na TVI lamentam que ela saia deste caso como uma "heroína" e que entendem que este é o pior momento político para a tirar do ar, já que a decisão vai soar a saneamento político e não como uma decisão editorial com a qual até concordam.


    Última edición por Irmão de Cá; 10/09/2009 a las 01:28
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)

Temas similares

  1. Bicentenario de Donoso Cortés
    Por Hyeronimus en el foro Biografías
    Respuestas: 23
    Último mensaje: 31/12/2014, 19:51
  2. La Cristiandad, una realidad histórica
    Por Hyeronimus en el foro Historia y Antropología
    Respuestas: 8
    Último mensaje: 17/02/2009, 16:56
  3. Spe Salvi
    Por Hyeronimus en el foro Religión
    Respuestas: 3
    Último mensaje: 04/12/2007, 10:40
  4. Respuestas: 0
    Último mensaje: 31/08/2007, 02:36
  5. Juan Francisco Donoso Cortés
    Por Ordóñez en el foro Historiografía y Bibliografía
    Respuestas: 0
    Último mensaje: 27/12/2005, 17:20

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •