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Tema: Música erudita portuguesa

  1. #1
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    Música erudita portuguesa

    Abro este fio para dar a conhecer, sobretudo aos irmãos espanhóis e hispano-americanos do fórum, alguns compositores de música erudita portuguesa. Não faço qualquer triagem ideológica dos autores, não contendo a sua música qualquer mensagem política.

    Começo por

    Luís de Freitas Branco (1890-1955)



    Da Wikipedia

    (...)Em 1910 viaja até Berlim para estudar composição, música antiga e metodologia da história da música. Em Maio de 1911 viaja até Paris onde conhece Claude Debussy e a estética do Impressionismo. Em 1915 participa nas Conferências da Liga Naval sobre a "Questão Ibérica" promovidas pelo Integralismo Lusitano. Em 1916 é nomeado professor no Conservatório de Lisboa, sendo seu subdirector entre 1919 e 1924, foi professor de, entre outros, Joly Braga Santos e Maria Campina. Desenvolveu actividade em diversos domínios da vida cultural. Mantém estreitas relações com diversas figuras, como Alberto Monsaraz, António Sardinha, Hipólito Raposo, Bento de Jesus Caraça e António Sérgio.(...)

    Algumas Obras:


    • Symphony No. 1 (1924)
    • Symphony No. 2 (1926)
    • Symphony No. 3 (1944)
    • Symphony No. 4 (1952)


    • Scherzo Fantastique (1907)
    • Antero De Quental - symphonic poem (1908)
    • Artificial Paradises - symphonic poem (1910)
    • Tentacoes de S. Frei Gil (1911)
    • Vathek (1913)
    • Violin Concerto (1916)
    • Alentejo Suite No. 1 (1919)
    • Alentejo Suite No. 2 (1927)
    • Solemnia Verba - symphonic poem (1951)

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=MOHJmTd2Tpo[/YOUTUBE]
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  2. #2
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    José António Carlos de Seixas (1704-1742)



    Da Wikipedia

    (...)No que diz respeito à composição, Carlos Seixas foi um dos maiores compositores portugueses para a música de tecla. Fez escola em Portugal criando um estilo seu (apesar da influência italiana e francesa que se constatam em algumas das suas obras) que foi imitado durante algum tempo após a sua morte.
    No século XVIII era exigido aos compositores que a sua música fosse fiel aos pensamentos e ideais estéticos do meio. A composição era, de certa forma, limitada a um rol de características previamente definidas, facto que devemos levar em conta quando analisamos a obra dos compositores.
    A obra de Seixas é, em grande parte, resultado dos ambientes em que compôs.Como organista da Capela da Sé Patriarcal tinha a possibilidade de tocar, antes e depois da missa, um trecho a solo que poderia ser uma tocata ou uma sonata (ritual comum em todas as catedrais de prática Católica). Para este efeito, havia uma preferência pelas peças de carácter vistoso e brilhante. Noutras partes da cerimónia, o organista podia ainda tocar em alturas que admitissem um solo instrumental. Desta forma, os compositores aproveitavam para dar a conhecer as suas composições ou improvisações. Por certo que as sonatas de Seixas foram tocadas na Igreja, pelo menos as de carácter religioso. Carlos Seixas acompanhava ao cravo os saraus de música nos paços reais ou no solar de algumas casas nobres. Nestes eventos tinha também a oportunidade de tocar como solista, aproveitando, provavelmente, para tocar as suas sonatas compostas com o objectivo de ser reconhecido como concertista e compositor.(...)

    Algumas Obras


    • Tantum ergo;
    • Ardebat vincentius;
    • Conceptio gloriosa;
    • Gloriosa virginis Mariae;
    • Hodie mobis caelorum;
    • Sicut cedrus;
    • Verbum caro;
    • Dythyrambus in honorem et laudem Div. Antonii Olissiponensis.

    Instrumental:

    • Abertura em Ré;
    • Concerto em Lá;
    • Sinfonia em Sib;
    • cerca de 100 sonatas próprias e cerca de 16 atribuídas.

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=aOocxj4bEO4[/YOUTUBE]
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  3. #3
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    José Manuel Joly Braga Santos (1924-1988)



    Da Wikipedia

    (...)A música de Joly Braga Santos pode ser vista principalmente como uma fusão dos vários estilos Europeus, particularmente da Europa Ocidental. Mas é o próprio quem diz: «Desde sempre entendi que tinha de criar o meu próprio estilo e a minha música devia ser o resultado dessa criação.» A melodia era para ele a razão de ser da música.


    Além da vasta obra musical, Braga Santos pertenceu ainda ao Gabinete de Estudos Musicais da Emissora Nacional, foi Director da Orquestra Sinfónica do Porto, Maestro Assistente e de Captação da Orquestra Sinfónica da RDP, professor de Composição do Conservatório Nacional de Lisboa, crítico e articulista, entre outros do Diário de Notícias , e fundou ainda a Juventude Musical Portuguesa.(...)


    Algumas Obras


    Staccato brilhante, Op.63. Divertimento No.2. Concerto in D, Op.17.
    Sinfonietta. Elegia a Vianna da Motta.


    Symphonies - No.1; No.5.
    Symphonies - No.3; No.6.
    Symphony No.2 in B minor. Crossroads.
    Concerto for Strings in D. Sinfonietta. Variations concertantes.
    Concerto for Violin, Cello, Harp and Strings.
    Symphony No.4. Symphonic Variations on a Popular Song from the Alentejo.

    Staccato Brilhante. Nocturno for Strings. Divertimentos Nos.1 & 2.
    Cello Concerto.



    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=DGvp22sYsKU[/YOUTUBE]
    Última edición por Irmão de Cá; 30/10/2009 a las 23:04
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  4. #4
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    José Vianna da Motta (1868-1948)



    Da Wikipedia

    Estudou no Conservatório de Lisboa, sendo os estudos patrocinados pelo rei D. Fernando e a Condessa de Edla. Em 1882 parte para Berlim onde, custeado pelos reis mecenas, continua durante três anos os estudos de piano e composição.
    Em 1885 parte para Weimar onde é aluno de Franz Liszt, que mais tarde lhe oferece uma fotografia com a dedicatória: "A José Viana da Mota, saudando os seus futuros sucessos. Fr. Liszt".
    Dá concertos nos Estados Unidos, Paris, Inglaterra, Espanha, Itália, Dinamarca, Lisboa e Porto, Brasil, Argentina numa série de recitais que são outros tantos triunfos.
    Durante a Primeira Guerra Mundial foi director do Conservatório de Genebra. Em 1917 regressa a Portugal onde foi director do Conservatório Nacional de Lisboa, de 1918 a 1938.


    Algumas Obras



    • Rapsódias portuguesas (1891-1893)
    • Duas Romanzas (1893)
    • Romance (1893)
    • Dramatische Fantasie (1893)
    • Canções portuguesas op. 10 (1893-5)
    • Cenas portuguesas (ca. 1893, 1905 e 1908)
    • Danke (1895)
    • Lass mich Deine Augen fragen (1895)
    • Umflort, gehült in Trauern (1895)
    • Invocação dos Lusíadas de Luís de Camões (1897)
    • Balada op. 16 (1905)
    • À Pátria (1908)

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=cySOiLOkoZQ[/YOUTUBE]
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  5. #5
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    Muy buen hilo, no me había percatado.

  6. #6
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    João Domingos Bomtempo (1775-1842)



    de Bomtempo, João Domingos (ATRIUM, base de dados de compositores portugueses | portuguese composers database)

    João Domingos Bomtempo (1775-1842)iniciou os estudos com o seu pai, oboísta italiano que trabalhava para a corte de D. José. Continuou depois a estudar na Irmandade de Santa Cecília e distinguiu-se em Londres e Paris como pianista e como compositor. Relacionou-se com Field e Clementi, músico cuja editora publicou grande parte das suas obras. Em Portugal lutou por causas liberais, esteve ligado à criação do Conservatório Nacional e fundou a Sociedade Filarmónica, pioneira na divulgação de música instrumental (a sonata, o concerto, a sinfonia).

    Algumas Obras


    • Op. 1 \ Sonata (para piano) No.1 em Fá maior
    • Op. 2 \ Concerto para Piano No.1 em Mi Bemol Maior
    • Op. 3 \ Concerto para Piano No.2 em Fá Menor
    • Op. 4 \ Fandango & Variações para piano
    • Op. 5 \ Sonata No. 2 em Dó Maior
    • Op. 6 \ Introduction, 5 variations & fantasy on Paisiello's favorite air for piano
    • Op. 7 \ Concerto para Piano No.3 em Sol Menor
    • Op. 8 \ Capriccio & Variações em "God save the King" para piano em Mi Bemol Maior
    • Op. 9 No.1 \ Sonata No. 3 em Mi Bemol Maior
    • Op. 9 No.2 \ Sonata No. 4 em Dó Maior
    • Op. 10 \ Hymno lusitano (cantata)
    • Op. 11 \ Sinfonia em Mi Bemol Maior
    • Op. 12 \ Concerto para Piano No.4 em Ré Maior
    • Op. 13 \ Sonata No. 5 em Dó Maior
    • Op. 14 \ Fantasia para Piano em Dó Maior
    • Op. 15 No.1 \ Sonata No. 6 em Lá Bemol Maior
    • Op. 15 No.2 \ Sonata No. 7 em Sol Maior
    • Op. 15 No.3 \ Variações para piano acerca duma canção popular francesa
    • Op. 16 \ Quinteto para Piano em Mi Maior
    • Op. 17 \ A paz da Europa (cantata)
    • Op. 18 No.1 \ Sonata No. 8 em Sol Maior
    • Op. 18 No.2 \ Sonata No. 9 em Fá Maior
    • Op. 18 No.3 \ Sonata No.10 em Mi Bemol Maior
    • Op. 19 \ Os 12 estudos para piano
    • Op. 20 \ Sonata No.11 em Mi Bemol Maior
    • Op. 21 \ Variations for piano on a theme from Die Zauberflöte in G minor
    • Op. 22 \ Variations for piano on a theme from Alessandro in Efeso in B flat major
    • Op. 23 \ Requiem em Dó Menor
    • Op. 24 \ Sonata No.12 em Si bemol


    • 4 Absoluções
    • Libera me Domine em Dó menor
    • Serenata para piano e cordas em Fá maior
    • Te Deum em Fá Maior
    • Sinfonia No.2 em Ré maior
    • Valsa para piano
    • Alessandro in Efeso, opera seria

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=1xZ95jnr3ZU[/YOUTUBE]
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  7. #7
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    Gaspar Fernandes (1566-1629)


    Da Wikipedia



    Ativo na catedral de Santiago de Guatemala e Puebla de los Ángeles, Nova Espanha (México nos dias de hoje).
    A maioria dos estudiosos concorda que, Gaspar Fernandes cantor na catedral de Évora, Portugal, é a mesma pessoa que Gaspar Fernández, que foi contratado em 16 de julho, 1599 como organista da catedral de Santiago da Guatemala. Em 1606, Fernandes foi abordado por dignitarios da catedral de Puebla, convidando-o como sucessor do falecido seu amigo Pedro Bermúdez como mestre capela. Ele deixou Santiago de Guatemala, em 12 julho, 1606, e iniciou seu mandato em Puebla, em 15 de Setembro. Aí permaneceu até à sua morte em 1629.


    As suas mais importantes conquistas para a posteridade foi a compilação em 1602 de vários livros contendo coro litúrgico católico romano polifónico, vários dos quais estão na Guatemala. Estes manuscritos contêm música de compositores espanhóis como: Francisco Guerrero, Cristóbal de Morales, e Pedro Bermúdez. Para completar esses livros, Fernandes compôs um ciclo de 8 Benedicamus Domino, o versículo que segue o Magnificat de algumas missas, e um hino para as Festa do Guardian Angels

    Algumas Obras





    Jesós de mi goraçón

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=nubMcx_XanY[/YOUTUBE]
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  8. #8
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    Fernando Lopes-Graça (1906-1994)

    De Lopes-Graça, Fernando (ATRIUM, base de dados de compositores portugueses | portuguese composers database)

    Fernando Lopes-Graça (1906-1994)iniciou o seu percurso musical como pianista, aos catorze anos, do Cine-Teatro de Tomar. Frequentou o Conservatório Nacional onde estudou com Adriano Meira e Vianna da Motta (piano), Tomás Borba e Luís de Freitas Branco (composição e ciências musicais). Concluíu em 1931 o curso superior de Composição com a mais alta classificação. É preso e desterrado para Alpiarça devido à sua oposição ao regime. É pelas mesmas razões inibido de usar uma bolsa de estudo que lhe fora entretanto oferecida para se deslocar a Paris, mas parte ainda assim a expensas suas, ampliando os seus conhecimentos com Koechlin. É autor de uma vasta obra literária sobre música portuguesa e pioneiro na recuperação do folclore português.

    Algumas Obras



    • Quarteto de Cordas No1
    • Quarteto de Cordas No2
    • Suite Rústica No2
    • 14 Anotações para Quarteto de Cordas
    • Quarteto com Piano
    • Canto de Amor e de Morte (para quarteto de cordas e piano)
    • Sete Lembranças para Vieira da Silva (quinteto de sopros)
    • O Túmulo de Villa-Lobos (quinteto de sopros)
    • Sonatina para violino e piano No1
    • Sonatina para violino e piano No2
    • Capricho e Galope para violino e piano
    • Tre Capriccetti para flauta e violão
    • Partita e Prelúdio e Baileto para violão
    • Homenagem a Beethoven (3 equale para quatro contrabaixos

    [YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=sD7VbcY2DTY[/YOUTUBE]





    Última edición por Irmão de Cá; 31/10/2009 a las 04:08
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  9. #9
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    ¿Y conoces la música erudita brasileira??

  10. #10
    palio está desconectado Miembro novel
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    Respuesta: Música erudita portuguesa

    ----------------------
    Cara, achei um lugar no Youtube muito apropriado chamado NoiseCall!
    Olha que iniciativa legal para quem gosta de Produzir, Tocar ou Escutar novos sons:
    YouTube - NoiseCall - Vamos Fazer Música!!!
    Acho que vale a pena a gente repassar ideias assim que rolam na net.
    FALOW!!!
    ----------------------

  11. #11
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    Re: Respuesta: Música erudita portuguesa

    Libros antiguos y de colección en IberLibro
    Padre Manuel Faria (1916-1983)






    Manuel Ferreira de Faria nasceu em São Miguel de Ceide, a 16 Novembro de 1916 e faleceu no Porto a 05 de Julho de 1983. Foi compositor, pedagogo, maestro, articulista e conferencista. Entre as figuras eclesiásticas que se dedicaram à composição sacra e profana, instrumental e vocal, o Padre Manuel Faria ocupa um lugar destacadíssimo, a que se juntam importantes funções pedagógicas e literárias em Braga e a nível nacional, ao longo de 50 anos. Nasceu numa família minhota em que o canto, a dança e os instrumentos musicais eram estimados, sendo o pai tocador de concertina e viola. No fim da escola primária, frequentou os seminários arquidiocesanos, onde estudou solfejo, harmonia, piano e órgão. No final do curso teológico, o desejo e talento levaram-no ao Pontificio Istituto di Musica Sacra de Roma (1939), onde estudou com Gregorio Suñol (canto gregoriano), Cesare Dobici (contraponto), Raffaele Casimiri (polifonia) e Licinio Refice (composição) e Ferruccio Vignanelli (órgão).

    Com a licenciatura em canto gregoriano e composição, e o Curso Superior de Composição, passou a trabalhar, em 1946, na formação musical dos seminários de Braga. Dentro de um estilo que reflecte a influência da música tradicional do Minho, compôs centenas de cânticos de cariz popular, baseando-se, muitas vezes, em poemas de José Alves e Monsenhor Francisco Moreira das Neves. (...)

    OBRAS SACRAS PUBLICADAS

    Cânticos da juventude I. A Nossa Senhora II. Ao Coração de Jesus III. Ao Santíssimo Sacramento, IV (Cânticos populares ao Menino Jesus e para outras devoções) para v. e harm. Braga, 1945.
    Cântico para a coroação de Nossa Senhora de Fátima Rainha de Portugal. Braga, Missões Franciscanas, 1946.
    Florinhas do campo (Cânticos para o mês de Maria. Braga,1948.
    Cântico a Santa Filomena. Braga, 1949.
    Ecce saccerdos magnus para vozes e harmónio. Braga: Tipografia Missões Franciscanas,1949.
    Saudação a Nossa Senhora de Fátima peregrina do Minho. Braga, 1951.
    Hino do Congresso Eucarístico Regional de Guimarães para uma e duas vozes. Braga: Tipografia das Missões Franciscanas, 1952.
    Novos cânticos. Braga, Edição do Autor, 1953.
    Hino à Virgem Imaculada. Braga, 1954.
    Dois Cânticos a Nossa Senhora para o mês de Maio para vozes e harmónio. Braga, Lito-Minho, 1957.
    Novos cânticos do Natal ao posto popular português para vozes e harmónio. Braga, Edição do Seminário Conciliar,1957.
    Três salmos seguidos do cântico do Magnificat. Braga, 1957.
    Cânticos para as comunhões solenes para voz e harmónio. Braga, Ed. do Seminário Conciliar de Braga, 1959.
    Hino do Prelado de Aveiro para voz e piano. Braga, Tipografia Editorial Franciscana, 1959.
    20 cânticos para a missa. Braga, 1967.
    Cântico para o cinquentenário das aparições de Fátima. Braga, 1967.
    Cânticos para a missa: Natal, Quaresma, Páscoa, Pentecostes e Pelo Ano. Braga, 1967.
    Hino a Nossa Senhora das Dores. Braga, 1968.
    Presépio Novo (Novos cânticos natalícios) para v. e org. Braga, 1969.
    Missa Popular em honra de São Francisco de Assis para voz e órgão, em português. Braga, Lito Minho, 1970.
    Senhora da Primavera: Cânticos Marianos. Braga,1970.
    Cântico a Nossa Senhora da Paz (Barral, Ponte da Barca). Cântico ao gosto popular minhoto. Braga, 1975.
    Hino do Centenário da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Braga, 1976.
    27 Responsórios da Semana Santa para 4 vozes iguais. Braga, CBMS, 1993.
    (1979) "Gloriosa cruz de Cristo", BML (30): 15-18.
    (1980) "Todos foram cheios do Espírito Santo", BML (36): 17-18.
    (1982) "Os cristãos entoam cantos", BML (46): 8-10.
    (1982) "Terra, exulta de alegria", BML (46): 15-18.
    (1983) "Cristo há-de reinar", BML (53): 17-19.
    (1983) "Deus, Senhor da verdade", BML (54): 18.
    (1983) "Domine", BML (53): 11-14.
    (1983) "Eis que o Senhor vem de longe", BML (53):14-15.
    (1983) "Eu Vos amo, Senhor", BML (53): 16-17.
    (1983) "Os meus olhos estão sempre fixos", BML (50): 12-14.
    (1983) "Todos os que estão no sepulcro", BML (53): 19-20.
    < OBRAS PROFANAS
    Oito obras corais polifónicas para 4 v. m. a capella (1991).
    Canções populares portuguesas harm. SATB (1981) Lisboa, Valentim de Carvalho.
    OBRAS LITERÁRIAS
    O Espólio musical do Pequeno Seminário de Nossa Senhora da Oliveira. Guimarães, 1989.
    O motu proprio de Pio X e a Música Moderna. Braga, Tipografia da Oficina de S. J. 1957
    Auto de Coimbra ópera. Coimbra, 1988.
    OUTRAS OBRAS
    MISSAS
    Missa em honra de Nossa senhora do Sameiro (1938) 2 v.i. e harm., M.O., I.O.
    Missa da catequese (1941) vozes a uníssono e órgão, M. O.
    Missa Solene em honra de Nossa Senhora de Fátima (1941/1945), 4.v.m. e órgão, M.O, executada em Roma, Viena, Braga e Porto.
    Missa Pastoril (1948), 2.v.i. e orquestra de câmara, M.O.
    Missa Votiva (1949), para 3 v. i. e orq. sinf., M.O.
    Missa Cum Jubilo (1953) 4.v.i. e órgão, M.O.
    Missa Pueri Cantores (1955), 3.v.m., M.O.
    Missa em honra de Nossa Senhora da Conceição (1957) 2 v.i. e órgão, M.O., I.O.
    Missa Dialogada (1967) vozes a uníssono, 2ª ad lib. e órgão, I.O.
    Missa Popular em honra de São Francisco de Assis (1970) vozes a uníssono e órgão, M.O., I.O.
    Missa Paroquialis (1972) 3.v.m., M.O.
    Missa em honra de S. Jorge (1978) 2 ou 3 v.i. e instrumentos de banda ou órgão M.O., I.O.
    OBRAS PROFANAS
    Suite Minhota |1960| 4 v.m., M.N.O.
    Ditirambo a Frederico de Freitas, executado em estreia pela Orq. Sinf. da EN., em 1973, sob a dir. do maestro Silva Pereira).
    Auto da Fundação e Conquista de Coimbra, para coro solista e orq. sinf.).
    Parábolas da Montanha (1972).
    Nove Pequenas Peças para orq. cam.


    Músicos eclesiásticos contemporâneos





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