Búsqueda avanzada de temas en el foro

Resultados 1 al 9 de 9

Tema: Castelhano triplica em três anos!!!

  1. #1
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Thumbs up Castelhano triplica em três anos!!!

    À atenção do Ordóñez

    Procura do Espanhol triplica em três anos

    Ministério da Educação quer colocar docentes de outras áreas para dar resposta, mas associação de professores de castelhano contesta o concurso
    Ontem

    ALEXANDRA INÁCIO

    O número de alunos de Espanhol nas escolas públicas não pára de aumentar. O último número oficial dá conta de 13.993 inscritos (2007), quase o triplo de 2004/05. A tutela tenta dar resposta, mas a solução está a causar polémica.

    No concurso docente, que está a decorrer e irá colocar os professores até 2013, o Governo vai abrir 220 vagas para o grupo 350 e permitir que titulares de uma qualificação numa língua estrangeira, com a variante de Espanhol ou o diploma do Instituto Cervantes se candidatem.

    A contestação foi crescendo durante a semana passada. Na terça-feira, o PCP enviou à ministra uma pergunta, com pedido de resposta "urgente", sobre se o ME pode "suspender os efeitos dessas orientações".

    O deputado Miguel Tiago afirmou ao JN que deverá interpelar Lurdes Rodrigues quando a ministra for ao Parlamento, depois de amanhã.
    O secretário de Estado da Educação reúne, no início desta semana, com a Associação de Professores de Espanhol para "esclarecer" as críticas ao referido concurso docente.

    A Associação Portuguesa de Professores de Espanhol (APPEL) teme que professores licenciados em Espanhol e com profissionalização sejam ultrapassados no concurso por docentes de outras línguas, com mais anos de serviço. Sónia Duarte considera urgente a maior formação de docentes em castelhano e ao JN garantiu que há anos alerta o ME para o facto de "o crescimento da procura, por parte dos alunos, não ser acompanhada pela de formação dos professores". Antes pelo contrário, frisou, recordando o encerramento desses cursos nas faculdades de Letras das universidades de Coimbra e do Porto.

    Tanto a APPEL como a Fenprof contestam é que os docentes com licenciaturas distintas possam concorrer "em pé de igualdade" para o mesmo grupo de recrutamento. "É a qualidade do ensino que poderá estar ameaçada", alerta Sónia Duarte. O assessor de Imprensa do ME assegurou ao JN que "há mais horários disponíveis do que professores com qualificação profissional" e que o Governo só alargou o acesso ao grupo a professores "com qualificação e formação científica".

    De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Educação ao JN, o número de estudantes cresceu mais de 250%, enquanto o de professores aumentou menos de 45%. Consequência: se em 2004 o racio docente/aluno era de 37/1, em 2007 era de 68 para um.

    Tanto a presidente da APPELE como o director do Instituto Cervantes defenderam ao JN que a procura crescente se deve às "oportunidade de futuro" oferecidas por Espanha, tanto em termos de ensino superior como de mercado de trabalho. A APPELE constitui grupos de trabalho para divulgar a opção, sempre com o apoio da embaixada de Espanha que chegou a financiar a publicação de panfletos, explicou ao JN Sónia Duarte, presidente da Associação.

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naci...ent_id=1178578
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

  2. #2
    CRUZADO está desconectado Miembro graduado
    Fecha de ingreso
    05 jun, 06
    Mensajes
    320
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    Problematica aparte, seria recomendable que lo mismo se puediera hacer en España y tener la posibilidad de aprender portugues.

  3. #3
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    Ya se hace algo, Amigo Cruzado: http://hispanismo.org/showthread.php?t=8258

    En el buen camino...
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

  4. #4
    Avatar de Ordóñez
    Ordóñez está desconectado Puerto y Puerta D Yndias
    Fecha de ingreso
    14 mar, 05
    Ubicación
    España
    Edad
    43
    Mensajes
    10,255
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    En esto estoy de acuerdo con Alberto Buela. Lula no es santo de mi devoción, pero creo que ha tomado una medida muy inteligente al poner el español como lengua obligatoria en las escuelas. El español y el portugués suman más de 600 millones de hablantes en todo el mundo, no son ni por asomo lenguas abismalmente distintas y tenemos que defender, como dice Buela, nuestra " capitalidad " para el mundo hispánico. Eso no quiere decir que no haya que estudiar otros idiomas, de hecho, me parecería bien que se incentivara en las escuelas y más de lo que se hace hoy, pero tenemos dos preciosos vehículos lingüísticos, herramientas de la Hispanidad, que tenemos que defender en nuestro propio suelo y con estudio.

    Irmâo, obrigado pela informaçao. Ja sabes que tenho muito interesse; interesse en tudo o que cheira a Portugal, e mais para trabalhar, si pode ser. Quero viver Portugal !

  5. #5
    Avatar de TerciodeSarmiento
    TerciodeSarmiento está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    14 feb, 09
    Ubicación
    Huelva
    Mensajes
    321
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    tengo entendido que en brasil a partir del 2010 el castellano sera obligatorio en ciertos cursos academicos.

  6. #6
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    ... y lo tienes bien entendido TerciodeSarmiento

    Ensino de espanhol será obrigatório a partir de 2010

    Sábado, 24 de janeiro de 2009 - 10h50m

    De acordo com alei 11.161, sancionada pelo presidente Lula em 2005, todas as escolas de Ensino Médio deverão oferecer aulas do idioma aos seus alunos.

    A pouco menos de 365 dias da exigência, muitos professores já começam a planejar sua atualização profissional para se candidatar à essas vagas, principalmente na rede particular de ensino. "O mercado de trabalho para esta categoria poderá aumentar, e quanto mais qualificado for o profissional, mais fácil será para ele garantir sua vaga.

    Por isso, um curso de imersão se torna importante", disse a educadora Graciela Hopstein, coordenadora da Punto y Coma, empresa especializada em traduções e ensino de línguas.

    Atualmente, 578 professores dão aula de Espanhol na rede pública estadual. No último concurso realizado pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, 970 professores se inscreveram para a disciplina. O concurso é para cadastro de reserva.

    O resultado foi divulgado na sexta-feira, dia 16 de janeiro. Por enquanto, está sendo feito um levantamento para se saber quais coordenadorias necessitam de mais professores e qual é demanda em toda a rede. O objetivo é distribuir, gradualmente, os aprovados no concurso de 2008 nessas áreas.

    Imersão para capacitar - O espanhol é atualmente um idioma falado por mais de 420 milhões de pessoas, sendo a segunda língua mais falada no mundo ocidental. Além da Espanha, é a língua oficial de 20 países, localizados na sua maioria na América Latina.

    Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) dão conta que o País, em 2007, tinha mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas. Mas segundo o Censo escolar são necessários de 22 mil a 24 mil para atender a nova demanda.

    Para ajudar os docentes na busca de um aprimoramento no idioma, a Punto y Coma lançou um pacote de intercâmbio para professores de espanhol que desejam garantir o certificado de proficiência na língua.

    "O curso servirá para atualizar o profissional e acrescentar uma importante qualificação em seu currículo. Mostrará à escola que aquele profissional é interessado, não ficou estagnado, e está sempre procurando se atualizar", ressaltou Graciela Hopstein.

    O curso de espanhol específico para professores da língua em Buenos Aires tem duração de um mês e inclui a diferenciação de uma gramática geral de uma pedagógica, a análise e sistematização dos erros mais comuns, a formulação de seqüências didáticas, a análise de metodologias e enfoques de ensino, entre outros.

    São quatro horas de aula por dia na renomada escola Daniela Wasser School. As turmas têm no máximo cinco pessoas e a primeira começa em janeiro. Para se candidatar é preciso ter um nível avançado da língua.

    "Em Buenos Aires, o professor estará trabalhando a língua o tempo todo, seja nas lojas, no restaurante e com os professores de espanhol de outras nacionalidades.

    Ele poderá verificar como é a língua falada na Argentina e até mostrar aos seus alunos as diferenças da língua gramaticalmente correta e a língua falada. Também verificará com os outros professores de outras nacionalidades se as dificuldades dos alunos brasileiros são semelhantes com as de outros países", disse a coordenadora da Punto y Coma.

    A experiência de realizar um curso de capacitação por meio imersão oferece a possibilidade de se aperfeiçoar a partir de uma atividade de curta ou média duração. E ainda contribui para que os conteúdos aprendidos possam ser aplicados de forma imediata, já que a idéia é também absorver a cultura do país onde se faz o intercâmbio.

    Nesse caso, a aprendizagem não se reduz apenas à sala de aula, mas principalmente o processo se desenvolve na rua, ao se comunicar com as pessoas, lendo os cartazes públicos, desenvolvendo as atividades cotidianas.

    http://www.agazetanews.com.br/not-view.php?not_id=27080
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

  7. #7
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    ... que bueno sería que el castellano (o portugués, o otra lengua hispana) remplazase al inglés como idioma universal... un sueño...

    ...Na... creo que va a ser el arabe... o el mandarín
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

  8. #8
    Avatar de TerciodeSarmiento
    TerciodeSarmiento está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    14 feb, 09
    Ubicación
    Huelva
    Mensajes
    321
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    yo voy a menudo a Portugal ¿de donde eres?, yo de huelva

  9. #9
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Castelhano triplica em três anos!!!

    Libros antiguos y de colección en IberLibro
    De Coimbra... y lo más que quieras saber, por mensaje privado
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)

Temas similares

  1. Los marranos: ¿víctimas o victimarios de España?
    Por Erasmus en el foro Historia y Antropología
    Respuestas: 203
    Último mensaje: 02/09/2024, 19:25
  2. Derechos Humanos en Cuba....
    Por Ordóñez en el foro Política y Sociedad
    Respuestas: 3
    Último mensaje: 22/10/2013, 19:06
  3. História da Moeda Portuguesa
    Por Imperius en el foro Numismática
    Respuestas: 1
    Último mensaje: 25/09/2008, 10:30
  4. Historia del " Detente " desde el Brasil
    Por Ordóñez en el foro Hispanoamérica
    Respuestas: 0
    Último mensaje: 07/11/2005, 12:36
  5. Respuestas: 0
    Último mensaje: 24/03/2005, 01:51

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •