FONTECavaco recebido por milhares: «Portugal está no coração dos angolanos»
Presidente manifestou «emoção» pela recepção no Lubango e elogiou empreendedorismo dos portugueses estabelecidos na província angolana
Por: Redacção /VG | 21-07-2010 14: 05
O Presidente da República manifestou esta quarta-feira a «emoção» que sentiu pela forma como foi recebido no Lubango, na província angolana da Huíla, nomeadamente pelo acolhimento entusiástico de milhares de crianças que encheram as ruas da cidade, noticia a Lusa.
«Quero agradecer às gentes do Lubango a forma como nos receberam. Não podemos deixar de sentir uma emoção. È a prova de que se Angola está no coração dos portugueses, também Portugal está no coração dos angolanos», disse Cavaco Silva.
O chefe de Estado, que falava no encerramento do fórum empresarial Angola ¿ Portugal elogiou a «capacidade empreendedora» dos portugueses estabelecidos na Huíla, considerando as suas empresas «um importantíssimo factor de criação de emprego e desenvolvimento económico e social».
Cavaco Silva sublinhou que a experiência desses empresários «merece todo o reconhecimento e constitui uma indicação preciosa para todos quantos quiserem estender a sua actividade à província da Huíla».
O Presidente da República reafirmou que «é muito importante que os empresários portugueses estejam atentos às prioridades de desenvolvimento, identificadas pelas autoridades de Angola, porque elas permitem perceber quais os rolos que pretende trilhar esta grande nação amiga e quais as oportunidades que daí resultam».
«E Angola tem sido clara relativamente a duas prioridades que elegeu e que se complementam: a diversidade da sua economia, demasiado dependente de um só recurso, e a aposta no interior, ao intuito de para aqui trazer mais gente, combatendo a desertificação», afirmou.
Para o chefe de Estado, «qualquer uma destas prioridades contém em si um mundo de oportunidades para os empresários que estiverem atentos».
Cavaco Silva referiu que essas oportunidades passam pelas infra-estruturas, dada as carências da região nesta área, «a despeito dos progressos verificados nos últimos anos», mas também por outras actividades que o Presidente da República tem repetido: agricultura, agropecuária, biocombustíveis e indústrias alimentares.
«É ainda de antever um tempo em que turistas de todas as proveniências descobrirão a extraordinária beleza desta terra», afirmou.
Cavaco Silva alertou, porém, que as empresas portuguesas que se instalarem naquela província terão «uma responsabilidade social» no apoio à «educação, formação e capacitação de recursos humanos que qualquer processo de desenvolvimento sustentável requer».
«Ao irem ao encontro desta outra prioridade de desenvolvimento de Angola, a formação de recursos humanos, as empresas estarão também a trabalhar o seu próprio sucesso», sustentou.
FOTOS
VIDEO
Imperium Hispaniae
"En el imperio se ofrece y se comparte cultura, conocimiento y espiritualidad. En el imperialismo solo sometimiento y dominio económico-militar. Defendemos el IMPERIO, nos alejamos de todos los IMPERIALISMOS."
Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)
Marcadores