osquatropadreosdodiogocao
Os quatro padrões do Diogo Cão
Por Manuel Luciano da Silva, Médico
Março 18, 2005Acabo de receber de Portugal informação muito importante sobre os quatro Padrões que o célebre navegador Diogo Cão colocou ao longo da costa africana. Estes Padrões são além das gravações que Diogo Cão fez nas Pedras de Yelala que ficam a cerca de 150 quilómetros da foz do Rio Congo. Tudo isto por ordem do Rei D. João II como sinal de tomada de posse para o Reinado de Portugal.Casa do Diogo Cão em Vila Real, em Trás dos Montes
Para a explicação sobre os quatro Padrões passo a palavra ao Historiador Amadeu Fontoura Mata que está a terminar um trabalho muito interessante sobre a vida do grande navegador Diogo Cão.
Diogo Cão dirigindo a colocaçãodo Primeiro Padrão (S. Jorge) na costa africanaEis as palavra do nosso compatriota Mata:
“Diogo Cão colocou ao longo do litoral angolano 3 (três) padrões e 1 (um) no actual Cape Cross - Namíbia (antigo Sudoeste Africano)”.
( I )“O padrão conhecido de S. Jorge foi erigido junto à foz da margem esquerda do Rio Zaire ou Congo, num local conhecido por Moita Seca, latitude 6º 2' 60" Sul”.
( II ) “O Padrão de Stº Agostinho foi erigido no Cabo do Lobo, depois chamado de Cabo de Stª Maria a sul de Benguela, à Lat. 13º 25' sul”.
( III ) “O Padrão do Cabo Negro, erigido a norte da Baía de Porto Alexandre, actual Tombua à latitude de 15º 42' Sul”.
( IV) “E por último o Padrão do Cabo da ( Serra ) erigido no actual Cape Cross - Namíbia, à latitude de 21º 47' sul”.
“Deste modo, os dois primeiros erigidos na 1ª viagem ( 1482-1484) Os dois últimos erigidos na 2ª viagem ( 1485-86-87)”.
Diogo Cão dirigindo a colocação do II Padrão (S. Agostinho), na costa africana
“Recentemente tive conhecimento duma Associação Portuguesa radicada na Namíbia que defende a tese que Diogo Cão morreu na Namíbia. Ando à procura do site dessa Associação. Logo que saiba alguma coisa entrarei em contacto. A ver vamos o que nos têm a dizer sobre o assunto”.
Seria interessante se alguém na Academia do Bacalhau da Namíbia se interessasse por este assunto. Vamos a ver se conseguimos alguns contactos por esta via.
Um Padrão (S. Agostinho) que o Diogo colocou ao longo da costa africana, agora
preservado no Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa, PortugalA colocação dos Padrões por Diogo Cão faz-nos lembrar a colocação das bandeiras americanas na superfície da lua quando os astronautas americanos lá estiveram a marcar também posse para o governo Americano!
Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)
Marcadores