Bragança
Laços históricos reatados
, 2006-02-23
Bragança assina protocolo de geminação com a cidade de Léon, no dia em que comemorou 542 anos de foral
Carla A. Gonçalves
A cidade de Bragança assinalou os 542 anos de foral com a assinatura de um protocolo de geminação com a vizinha cidade de León. Este protocolo permite reforçar os laços históricos existentes e potenciar o desenvolvimento de ambas as regiões.
Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Bragança, considera que no próximo Quadro Comunitário de Apoio poderão ser aproveitados os apoios estruturais e de coesão necessários para o desenvolvimento da região.
O “retomar de um percurso que a história aprofundou durante muitos séculos” poderá ainda levar ao “elaborar de projectos comuns”, conforme refere Mário González, autarca de Léon. O edil do país vizinho relembrou as várias similitudes existentes entre ambas as regiões, nomeadamente, “ao nível da língua, que aqui chamam mirandês, da gastronomia, da paisagem”.
A nível económico também poderão ser dados passos importantes, conforme refere Rui Vaz, presidente do Nerba, à margem de uma reunião com os representantes de Léon.
Espera-se mesmo que a nível empresarial possam ser concretizadas várias acções de intercâmbio entre as duas cidades, em diversas áreas económicas.
Léon e Bragança estão separadas por 170 quilómetros de estrada que atravessam o Parque Natural de Montesinho e reclamam, desde há vários anos, a ligação por auto-via às Rias Baixas, na Puebla de Sanabria, como forma de aproximar as duas regiões. ></SCRIPT>
A ligação está, segundo o secretário de Estado das Obras Públicas, “a ser estudada com as autoridades espanholas” e pode conhecer um maior impulso com esta ligação “formal e informal” entre as duas congéneres.
Durante séculos, Bragança foi “um prolongamento da região leonesa” e, na década de sessenta, viu muitos partirem para as zonas mineiras da região vizinha. Actualmente, a província de León, cuja capital tem o mesmo nome, acolhe a maior comunidade de portugueses em Espanha, mais de oito mil.
Marcadores