Tal y como se entiende la " independencia " hace 800 años, no era menos independiente la Corona de Aragón que los Reinos de Portugal y los Algarves.

Há 800 anos não era menos independente Aragão que Portugal, sim é verdade. Mas 800 passaram e as coisas mudaram, o mundo mudou, e mudaram os nossos e países que agora são 2 e na altura eram 6 (5 cristãos mais os muçulmanos que também estavam divididos mas não sei em quantos estados).

Portugal há 800 anos não se tornou independente de Espanha, mas sim de Leão, só mais tarde é que Leão se uniu a Castela e depois a Navarra e Aragão.

Hispania é apenas o nome que os romanos davam à peninsula Iberica.
Portugal fez parte da Hispania mas não da Espanha...mesmo durante a "dinastia filipina" Portugal manteve leis, moeda e governo próprios. Quando Filipe III de Portugal (IV de Espanha) tentou unir de facto os dois países a revolta aconteceu e Portugal tornou-se de novo totalmente independente.
Enquanto a união Ibérica durou a unica coisa que Portugal e Espanha tiveram em comum foram o monarca e as relações externas.
E as relações externas Espanholas foram muitissimo nefastas para Portugal porque os inimigos de Espanha se tornaram também os inimigos de Portugal.
Fomos arrastados por Espanha para guerras com os Holandeses, resultando na perda de Ceilão (Sri Lanka) intrusões no Brasil e Africa Portuguesa (Mina) e até para a guerra com os Ingleses , os mais antigos aliados de Portugal desde o tratado de Windsor (1386) do que resultou a perda de Ormuz e a destruição de parte da frota portuguesa na derrota da Armada invencivel.


Mas o que queria referir é que em 868 anos desde a independencia a nossa identidade propria se foi establecendo e seguimos um caminho aparte dos reinos que se uniram para formar Espanha.

Esses reinos unidos partilharam muita história que não é comum á nossa, que não é comum à história portuguesa, formam hoje um estado, mais ou menos unido mais ou menos desunido do qual nós (portugueses) não fazemos parte (nem queremos fazer).

Partilhámos muitas coisas, é verdade e tivemos a mesma origem. Talvez por isso os portugueses se refiram muitas vezes aos espanhois como "nostros hermanos". Mas a união nunca.

Talvez seja por isso que "De Espanha não vem nem bom vento nem bom casamento" é que não devemos casar com a nossa irmã...
(É claro que com isto não estou a dizer que um Português não deva casar com um Espanhola .. o casamento é apenas uma metáfora para a união entre os dois países e uma alusão aos tempos da monarquia em que o casamento dos monarcas podia levar à união dos reinos)