Búsqueda avanzada de temas en el foro

Resultados 1 al 2 de 2

Tema: Sobre las condiciones para que un católico pueda apoyar a un partido político

  1. #1
    Avatar de Hyeronimus
    Hyeronimus está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    16 ene, 07
    Mensajes
    19,410
    Post Thanks / Like

    Sobre las condiciones para que un católico pueda apoyar a un partido político

    Sobre as condições para o católico apoiar um partido político

    SPES


    Tem-se-nos perguntado muito ultimamente quais as condições para que o católico possa apoiar um partido político. Parece-nos que sejam as seguintes:
    1) Seu programa não deve ter nem a menor sombra de comunismo ou socialismo, mas tampouco de liberalismo: nenhuma defesa das ímpias liberdades impostas pela Revolução Francesa, como a de expressão pura e simples, ou seja, indiferente liberdade tanto para o certo e o bem como para o erro e o mal – o que já é em si e por si liberdade para o mal. Já não seria liberal a seguinte formulação: liberdade de expressão para a Verdade.
    2) Resta porém definir o que é a Verdade. Podemo-la ver por dois ângulos, que de modo algum podem contradizer-se: a Verdade enquanto sobrenatural e a Verdade enquanto natural. E não podem contradizer-se porque ambos os aspectos têm por fonte a Deus mesmo, que justamente por ser Deus não pode de modo algum contradizer-se.
    3) Pois bem, o ideal é que um partido político se ordene integralmente tanto à Lei Divina Positiva (encarnada na Igreja e representada por ela) quanto à Lei Natural (perfeitamente captável por cada um de nós, mediante a chamada sindérese, e que é como um selo da Lei Eterna impresso na alma humana). A um partido assim (como, por exemplo, ao liderado pelo Presidente García Moreno no Equador, no século XIX) o apoio do católico há ser irrestrito – trata-se então de uma obrigação.
    4) Pode haver porém partidos – como a antiga Action Française, liderada por Charles Maurras – que se oponham firmemente ao liberalismo, defendam a Lei Natural e, embora não se ordenem estritamente à Lei Divina Positiva, ao menos defendam grandemente a Igreja. A partidos assim, naturalmente, o católico pode apoiar mais ou menos integralmente, estando porém obrigado a deixar claro que tudo no mundo, incluídos estes mesmos partidos, deveriam ordenar-se de todo a Cristo Rei.
    5) Não se confunda, todavia, tudo quanto se disse até agora com o voto (não apoio) a este ou aquele candidato menos indigno, ou seja, que possa beneficiar de alguma maneira a Lei Natural e/ou a Igreja, em contraposição a partidos e/ou candidatos que as ofendam grande e gravemente. Foi o que disse São Pio X aos católicos italianos. Mas, insista-se, não se trata de apoio.
    6) No Brasil, por exemplo, nas últimas eleições presidenciais, havia algum candidato ou partido que se enquadrasse no item 3 ou no item 4 acima? De modo algum. Todos estavam igualmente alinhados com a chamada “agenda global”, nome eufemístico para designar o que governa hoje o mundo e que visa (ainda que inconscientemente) a nada menos que preparar a vinda do Anticristo: o amálgama de liberalismo e de comunismo em torno do apocalíptico “É Proibido Proibir” (do Maio de 68 francês). Nas eleições em questão, portanto, estávamos convictos de que tão só o voto nulo era conveniente e condizentemente católico.

    SPES - Santo Tomás de Aquino

  2. #2
    Avatar de Hyeronimus
    Hyeronimus está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    16 ene, 07
    Mensajes
    19,410
    Post Thanks / Like

    Re: Sobre las condiciones para que un católico pueda apoyar a un partido político

    Libros antiguos y de colección en IberLibro
    O sea, que en la práctica, rarísimamente se dará el caso de que un católico pueda votar a un partido.

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)

Temas similares

  1. Partido de inmigrantes para las municipales del 2011
    Por Ordóñez en el foro Inmigración
    Respuestas: 3
    Último mensaje: 14/05/2011, 14:05
  2. Respuestas: 0
    Último mensaje: 18/01/2010, 14:33
  3. Partido político católico en Marruecos
    Por Valmadian en el foro Noticias y Actualidad
    Respuestas: 4
    Último mensaje: 15/11/2009, 18:50
  4. Posibilidades y condiciones para la restauración del Canto Gregoriano
    Por Ordóñez en el foro Política y Sociedad
    Respuestas: 0
    Último mensaje: 20/06/2006, 17:36
  5. Respuestas: 15
    Último mensaje: 14/11/2005, 17:24

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •