Galandum gravam com Roberto Leal
Artista luso-brasileiro canta em Mirandês no novo disco, que será apresentado este mês
O cantor Roberto Leal prepara-se para lançar o disco «Canto da Terra», um registo que inclui cinco faixas interpretadas em Mirandês, sob tradução de Amadeu Ferreira.

Este é a primeira vez que o artista canta na segunda língua oficial portuguesa, que estará presente em temas como “Nós tenemos muitos nabos”, “Sinhá Senhora”, “Chin glin din”, “La molinera” e “La Carandilhera”.

Grande parte deles conta com a participação do grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina, que também empresta vozes e percussões nas faixas “A Saia da Carolina!” e “Dona Tresa”.

Paulo Preto, gaiteiro do quarteto de Sendim e Fonte de Aldeia, recorda como tudo aconteceu. “Roberto Leal tinha vontade de fazer algo ligado a Trás-os-Montes e, como se identificou com o nosso último disco, convidou-nos a gravar com ele”.

O leque de músicos convidados não se fica por aqui, pois o cantor luso-brasileiro conta, ainda, com as participações de Rão Kyao e Vitorino nos temas “A Saia da Carolina” e “Ó Rama ó que linda Rama”, respectivamente.

“Canto da Terra” pretende chamar a atenção para Trás-os-Montes

Segundo Roberto Leal, “Canto da Terra” pretende funcionar como “uma chamada geral, uma convocatória em prol da solidariedade e apoio a Trás-os-Montes”. Recorde-se que o artista nasceu em Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, onde regressa anualmente para cantar na festa do Santo Ambrósio (ver caixa).
O novo CD será lançado ainda este mês e, após apresentação no Casino do Estoril, seguirá para a França, para um espectáculo no Olympia de Paris.
“Canto da Terra” conta com 12 faixas, algumas delas disponíveis no site oficial do cantor, em oberto

O Jornal Nordeste já ouviu os temas interpretados em Mirandês, sendo de destacar “Nós tenemos muitos nabos”, uma canção que faz parte do repertório dos Galandum Galundaina.