Búsqueda avanzada de temas en el foro

Resultados 1 al 20 de 161

Tema: Falta 1 mes para referéndum de independencia en Arenys de Munt

Vista híbrida

  1. #1
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Falta 1 mes para referéndum de independencia en Arenys de Munt

    El de 2014 es un plan ya de años como bien dices Madera. Carod Rovira en 2008 ya lo anunciaba claramente en Portugal, donde buscó apoyo para sus planes. Sin exito: las elites sociatas lusas son muy iberistas y no quieren promover independencias agresivas en España, sino federar toda la Península en una república sociata. Cuanto al demás de Portugal lo que quiere es no provocar la ira de Madrid, seguir en plan de fraternal amistad y apoyar una España fuerte, económicamente solida y que guinde a Portugal para arriba. 30% de todas las exportaciones y 25% de todas las importaciones lusas son para y de España: mismo los más rabiosos hispanofobos de aquí saben que el curso de la economía portuguesa depende de una España grande y unida.

    No deja se ser interesante como el propio Carod-Rovira y la ERC asocian la fecha de setiembre de 2014 no menos al fin de las inversiones del estado español previstas en el Estatut y al fin del ultimo cuadro comunitario de apoyo (2013) que a los 300 años cumplidos sobre 1714.

    Colgo abajo la referida noticia del año pasado (en portugués)

    Dirigente fala em complexo histórico e paternalismo
    Catalunha garante que "Espanha ainda não assumiu independência de Portugal”

    18.05.2008 - 14:26 Por Lusa



    O vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, Josep-Lluís Carod Rovira, disse hoje em Barcelona que Espanha ainda não assumiu que Portugal é um Estado independente. Carod Rovira considera que Madrid pretende manter uma "tutela paternalista" e uma atitude de "imperialismo doméstico" sobre o Estado Português, onde, acrescentou, "historicamente, sempre houve um certo complexo por parte de alguns sectores dirigentes em relação a Espanha".
    Victor Fraile/Reuters (arquivo)
    Josep-Lluís Carod Rovira admite um certo "imperalismo doméstico"




    O número dois do executivo catalão e responsável pelas relações externas da região com 7,5 milhões de habitantes, afirma que pretende conseguir o apoio de Portugal para o projecto de independência que defende para a Região Autónoma, cujo referendo propõe que se realize em 2014. "O que menos interessa a Portugal é uma Espanha unitária", afirmou, sublinhando que "uma Catalunha independente na fachada mediterrânea poderia ser o contrapeso lógico ao centralismo espanhol". Segundo Carod Rovira, Portugal deve perceber que a independência da Catalunha nada tem que ver com a regionalização. "A Catalunha é como Portugal mas sem os Restauradores".

    O vice-presidente do Governo da Catalunha recorre à História, designadamente aos acontecimentos de 1640, para afirmar que "se as coisas tivessem sido ao contrário, hoje Portugal seria uma região espanhola e a Catalunha um estado independente". No século XVII, durante o reinado de Filipe III, Madrid foi confrontada com revoltas em Portugal e na Catalunha mas o Império, apoiado pela França, reprimiu as sublevações catalãs e da Biscaia.

    Josep-Lluis Carod Rovira, que fala e entende perfeitamente o português, garantiu ter "muitos aliados internacionais" para o que designa "projecto de independência para a Catalunha" mas recusou-se a aprofundar o assunto para não dar "pistas desnecessárias". Para Carod Rovira a situação da Catalunha é específica e não é comparável a nenhuma autonomia ou a qualquer processo de independência. "A Catalunha não é o Kosovo, nem é o País Basco, nem a Madeira", disse, considerando que "os processos de independência passam por três fases: ridicularização, hostilidade e aceitação. Neste momento, estamos entre a primeira e a segunda".

    Relativamente à participação activa dos imigrantes na construção de uma futura "República da Catalunha", Carod Rovira afirma que "todos podem vir a colaborar numa nação que é permeável à contribuição exterior". Trata-se de um "projecto integrador", sublinha. "Quero ser independente e quero que Catalunha seja mais um Estado da União Europeia", salientou.

    Referendo em 2014

    O governante propõe um referendo para 2014 por três razões: a primeira porque em 2014 "assinalam-se os 300 anos sobre a data em que Catalunha perdeu a condição de Estado"; a segunda porque termina o investimento previsto pelo Estatuto de Autonomia da Catalunha, em matéria de infra-estruturas, por parte do executivo espanhol; e em terceiro lugar porque em 2014 acabam as ajudas do Fundo de Coesão Europeu. "O ano de 2014 não é a data para a soberania mas sim para a democracia", afirmou.

    Instado sobre se o seu projecto político tem o apoio popular, Carod Rovira diz-se convencido que sim, porque "todos estamos conscientes que a Catalunha não pode esperar mais. O défice com Espanha é insustentável. No ano passado, arrecadámos 140 milhões de euros para instituições sociais e Madrid ficou com 127. Isto é incomportável". Inquirido se o seu projecto de independência pode vir a perder força, tendo em conta que vai deixar de ser presidente da Esquerda Republicana da Catalunha, Carod Rovira responde que há "milhares de pessoas que querem construir um Estado diferente de uma Espanha plural que não existe".

    Sobre o futuro da União Europeia, Carod Rovira defende que "todos os europeus querem construir uma Europa mas todos eles a partir do seu Estado. Nunca a Europa esteve tão unida como actualmente, mas também é verdade que nunca houve na Europa tantos estados independentes". O dirigente assumiu que uma visita a Portugal é um "tema pendente porque, afirma, "Lisboa é uma das cidades que mais estimo".

    No gabinete oficial, no Palau de la Generalitat, Carod Rovira tem uma fotografia com o ex-presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, mas esta não é a única referência a Portugal já que utiliza o menu do telemóvel em português e um cartão de visita bilingue: em catalão e em português. No seu último livro "2014 - Que fale o povo catalão", cita uma passagem de um poema de Manuel Alegre: "Só quem espera verá o inesperado".

    Saramago discorda da ideia

    O escritor português José Saramago rejeitou hoje que Espanha não encare Portugal como um Estado independente. "Discordo completamente. Tenho com Espanha uma relação que é conhecida e nunca me apercebi de qualquer irregularidade política ou estratégia de qualquer tipo, comercial ou financeiro, que indicasse que Espanha não reconhece a independência de Portugal", disse o Nobel da Literatura.

    A residir na ilha espanhola de Lanzarote há vários anos, José Saramago afirmou que "Espanha tem mais coisas em que pensar" do que em estar a "alimentar qualquer tipo de rancor histórico". "A pessoa que fez essas afirmações está a tentar defender os interesses da Catalunha, não acredito nada que esteja interessada em Portugal", sublinhou o escritor que visitou hoje em Lisboa a exposição "José Saramago. A Consistência dos Sonhos".

    "Não há nada mais fácil do que afirmar, mas é necessário que se demonstre" o que se diz, disse o escritor, acrescentando que nesses casos "a imprensa fica com uma manchete e não tem mais nada para dizer do que isso. Não aparece a justificação de uma afirmação tão séria e grave como essa".


    PUBLICO.PT - Catalunha garante que "Espanha ainda não assumiu independência de Portugal?
    Última edición por Irmão de Cá; 10/12/2009 a las 11:53
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

  2. #2
    Avatar de Paco
    Paco está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    27 mar, 05
    Mensajes
    948
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Falta 1 mes para referéndum de independencia en Arenys de Munt

    Cita Iniciado por Irmão de Cá Ver mensaje
    las elites sociatas lusas son muy iberistas y no quieren promover independencias agresivas en España, sino federar toda la Península en una república sociata.
    En los años 80 se llegó a presentar en un congreso del PSOE, una curiosa ponencia defendiendo la federación entre España y Portugal. Eso debe ser la republica sociata de la que hablas.
    Última edición por Paco; 10/12/2009 a las 11:57 Razón: error

  3. #3
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Falta 1 mes para referéndum de independencia en Arenys de Munt

    Cita Iniciado por Paco Ver mensaje
    En los años 80 se llegó a presentar en un congreso del PSOE, una curiosa ponencia defendiendo la federación entre España y Portugal. Eso debe ser la republica sociata de la que hablas.
    Sí, un ejemplo Paco. Pero en la mayoría de las veces los iberistas defienden la federación de algo como, vamos, 16 o 18 estados ibericos en una república federal (y, para algunos socialista). Destruir la España que conocemos y la Portugal que conocemos y amamos, en pocas palabras.

    Como pretendió hacer Largo Caballero en su tiempo...
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

  4. #4
    Avatar de Lo ferrer
    Lo ferrer está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    04 mar, 05
    Ubicación
    Hispanistán
    Mensajes
    1,255
    Post Thanks / Like

    Respuesta: Falta 1 mes para referéndum de independencia en Arenys de Munt

    Es bien sabido que algunos independentistas catalanes ven a Portugal como un ejemplo en lo que debería convertirse la Catalunya independiente del futuro. De hecho, incluso hay una consigna independentista que dice "L'autonomia que ens cal, és la de Portugal", que traducido sería: "La autonomia que nos hace falta, es la de Portugal". También hay camisetas con eso:

    "Donau abric a Espanya, la malmenada Espanya
    que ahir abrigava el món,
    i avui és com lo cedre que veu en la muntanya
    descoronar son front"

    A la Reina de Catalunya

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)

Temas similares

  1. II Republica asesina y criminal
    Por TerciodeSarmiento en el foro Historiografía y Bibliografía
    Respuestas: 50
    Último mensaje: 16/01/2023, 17:00
  2. Elogio del pudor
    Por Hyeronimus en el foro Religión
    Respuestas: 7
    Último mensaje: 10/05/2018, 06:03
  3. Bicentenario de Donoso Cortés
    Por Hyeronimus en el foro Biografías
    Respuestas: 23
    Último mensaje: 31/12/2014, 19:51
  4. Los tribunales y el derecho a la vida
    Por ortodoxo en el foro Hispanoamérica
    Respuestas: 0
    Último mensaje: 30/01/2009, 20:52

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •