da BBC, em Frankfurt
02 de Junho de 2006
Uma pesquisa da fundação alemã Bertelsmann mostra que um terço dos brasileiros diz que o Brasil será uma grande potência mundial no futuro, um otimismo que não é compartilhado por entrevistados de outros países.
Lula: presidente dos brasileiros
A pesquisa intitulada “Potências mundiais no século 21” mostra a opinião de pessoas em nove países sobre que nações serão potências mundiais no ano 2020.
O estudo mostra que 81% do total de entrevistados acham que os Estados Unidos são atualmente o centro do poder mundial. No Brasil, 71% têm essa opinião.
No entanto, só 57% acham que os EUA continuarão sendo uma potência em 2020. No Brasil, só 39% acreditam nisso.
A opinião geral é que a China vai ter cada vez mais poder no futuro. Segundo a pesquisa, a influência de Japão e Europa permanece relativamente estável, porém menor que a dos Estados Unidos e da China.
Gilberto Gil: ministro da cultura da potência de faz-de-conta, acompanhado do travesti Roberta Close
Brasil "potência"?
No Brasil, 15% dos entrevistados acham que seu próprio país é atualmente uma potência mundial, e 32% estão convencidos de que o Brasil será uma potência em 2020.
No entanto, outros países não compartilham do otimismo dos brasileiros. Só 5%do total de entrevistados vêem o país como um centro de poder hoje, e 10% em 2020.
Entre os países que mais crêem em uma maior influência do Brasil em 2020 estão a Alemanha (13%), França e Reino Unido (ambos 10%).
Chineses e indianos também tendem a supervalorizar a posição futura de seus países no cenário mundial. Enquanto 55% do total de entrevistados vêem a China como potência mundial em 2020, 71% dos chineses pensam o mesmo.
A diferença é ainda maior em relação à Índia: 24% do total vêem o país como potência do futuro, já entre os indianos, 76% pensam assim.
Para os brasileiros, as maiores ameaças do futuro são a destruição do meio-ambiente e a pobreza, enquanto países altamente industrializados como Estados Unidos, França e Alemanha vêem o terrorismo como o perigo maior.
Lula: nóis sêmo a potência do futuro
O estudo inclui resultados dos Estados Unidos, China, Japão, Índia, Reino Unido, França, Alemanha África do Sul e Brasil. Mais de mil pessoas foram consultadas em cada país.
Fonte: BBC, 02/Jun/2006
Imperium Hispaniae
"En el imperio se ofrece y se comparte cultura, conocimiento y espiritualidad. En el imperialismo solo sometimiento y dominio económico-militar. Defendemos el IMPERIO, nos alejamos de todos los IMPERIALISMOS."
Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)
Marcadores