Convento de Santo Domingo, Lima
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Más fotos de la San Pedro de Lima
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Convento de Santo Domingo, Lima
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Y con estas termino con fotos del claustro de Santo Domingo
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Nótense los azulejos sevillanos.
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Convento de los Descalzos, Lima
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Capilla del Carmen
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Claustro
Con relación al tema, en la provincia de Urubamba Cuzco, hay un distrito llamado Moray-Maras en donde iniciare los vuelo en Abril del 2014 encontré una zona de despegue en medio de la pampa y en la misma encontré un hermoso templo abandonado que solamente se utiliza en la celebración de la festividad de Nuestra Señora de la Asunción en el mes de Agosto, he mandado a confeccionar 5 imágenes para colocarlas en el templo una de Nuestro Señor Jesucristo, otra de Nuestra Señora de la Asunción, y tres más una de Santa Barbará y Santa Ana y de San Francisco de Asís, todas al estilo barroco, es una promesa que hice al llegar y visitarla, les mandare fotografías en su debido momento.
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Hermosa Sacristía de la Iglesia de San Pedro, joya del arte barroco americano.
Artesonado tallado en madera de la sala de Audiencias de la Santa Inquisición de Lima de mediados del siglo XVIII, no se usó ni un solo clavo en su confección.
Salón de Grados de la Casona de la Universidad de San Marcos, antigua Capilla de la Vírgen de Loreto del siglo XVII.
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Catedral de Cuzco
Iglesia de la Compañía de Jesús, Cuzco
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Iglesia de San Blas, Cuzco
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Iglesia de San Francisco, Salvador (Bahía, Brasil)
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Iglesia de la Orden Tercera de San Francisco, Río de Janeiro
Iglesia de la Orden Carmelita Tercera, Río de Janeiro
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Basílica del Carmen, Recife
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Iglesia de San Francisco, João Pessoa
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Iglesia de San Francisco de Asís, Ouro Preto
Artesonado de la Iglesia de San Francisco en Salvador de Bahía
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Convento franciscano de San Antonio, João Pessoa: Glorificación de los Santos
Ascensión de Cristo (detalle). Iglesia Matriz de San Antonio, Santa Bárbara (Brasil)
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Capilla Dorada, Recife
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Altar mayor. Basílica del Carmen, Recife
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Iglesia de San Francisco de Asís, Ouro Preto
BARROCO NO BRASIL / ALEIJADINHO
-Tais Luso de Carvalho
O Barroco foi introduzido no Brasil no início do século XVII pelos jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. Nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho - na escultura e Mestre Ataíde - na pintura onde suas obras, consideradas as mais belas do país despontaram com maior encanto a partir de 1766.
O barroco brasileiro é associado claramente à religião católica. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco encontram-se os mais belos trabalhos de relevo em madeira - as talhas - e esculturas em pedra sabão. Já nas regiões mais pobres, onde não havia o comércio de açúcar e ouro, a arquitetura das igrejas apresentava aparência mais modesta, assim como as residências, chafarizes, câmaras municipais etc.
No Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, terras do Paraguai e Argentina, chamadas de região missioneira, a arquitetura era diferenciada da arquitetura do Nordeste e das regiões das minas de ouro, pois os jesuítas misturaram elementos da arquitetura românica e barroca da Europa, pois os construtores eram de origem européia.
No Nordeste, somente no século XVIII houve total domínio do requinte do barroco. De Salvador saia grande quantidade de riqueza do país para Portugal e também vinham os artistas portugueses e produtos.
Riquíssima é a Igreja de São Francisco de Assis, com seu interior revestido de talha dourada levando para si o título de a Igreja mais linda do Brasil.
Os mestres maiores da arte sacra foram Aleijadinho e Mestre Ataíde, onde suas obras, consideradas as mais belas do país despontaram com maior encanto a partir de 1766.
O período barroco brasileiro tem, então, em seus santos e suas igrejas a mais significativa manifestação de fé e de arte: não só uma fé intimista com que cada pessoa se relacionava com seu santo, mas também, como uma expressão ímpar de ver, sentir e vivenciar a arte.
ANTONIO FRANCISCO LISBOA - O ALEIJADINHO:
As maiores expressões do Barroco Mineiro são, sem dúvida, o Aleijadinho e Ataíde. Mas a arte setecentista de Minas Gerais foi criação de uma infinidade de artistas, dos quais muitos permanecem no anonimato.
Antônio Francisco Lisboa - 1738/ 1814
Era o nome completo do Aleijadinho, nascido em Vila Rica, em 1738, filho bastardo do português Manuel Francisco Lisboa e de uma escrava, Isabel. Tendo nascido escravo, foi libertado pelo pai no dia de seu batizado.
Entalhador, escultor e arquiteto, trabalhava madeira e pedra-sabão, de que foi o primeiro a fazer uso na escultura. Considera-se que tenha aprendido o ofício com o próprio pai e outros mestres, José Coelho Noronha e João Gomes Batista. Mas é provável que sua genialidade criativa tenha prevalecido sobre as lições aprendidas.
Quase tudo o que se sabe sobre a vida de Aleijadinho vem de uma memória escrita em 1790, pelo segundo vereador de Mariana, o capitão Joaquim José da Silva, e da biografia escrita por Rodrigo José Ferreira Bretãs, publicada em 1858. Ultimamente, sua vida e obra têm despertado o interesse de estudiosos dentro e fora do país, embora permaneçam ainda muitos pontos controvertidos.
Uma grave doença o acometeu aos 39 anos de idade. A enfermidade deformou seu rosto e atacou seus dedos dos pés e das mãos, donde lhe veio o apelido. Apesar da doença, continuou a trabalhar incansavelmente, sendo auxiliado por três escravos: Januário, Agostinho e Maurício. Era este último que amarrava as ferramentas nas mãos deformadas do mestre.
O primeiro trabalho artístico importante do Aleijadinho data de 1766, quando recebeu a incumbência de projetar a Igreja de São Francisco, de Ouro Preto, para a qual realizou, posteriormente várias outras obras. Quatro anos depois, desenvolveu trabalhos para a Igreja do Carmo, de Sabará. Em seguida trabalhou para a Igreja de São Francisco, de São João del Rei. Enfim, ele recebia muitas encomendas, e às vezes, prestava seus serviços em obras de duas ou mais cidades simultaneamente.
No final do século XVIII, ele se encontra em Congonhas, onde permaneceu de 1795 a 1805, trabalhando para o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, para o qual esculpiu os Profetas em pedra-sabão e as estátuas em madeira dos Passos da Paixão. Seu último trabalho, de 1810, foi o novo risco da fachada da Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes.
Ficou cego pouco depois, e viveu os últimos anos sob os cuidados de Joana Lopes, sua nora. Faleceu em 1814, aos 76 anos de idade, tendo sido sepultado no interior da Matriz de Antônio Dias, em Ouro Preto.
por Aleijadinho
DAS ARTES: BARROCO NO BRASIL / ALEIJADINHO
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Iglesia de Santo Domingo, Popayán (Colombia)
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Iglesia de San Francisco, Popayán (Colombia)
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Interior de la Iglesia de San Francisco (Popayán)spaceout.gifpopayan-main-square.jpg
Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, Popayán
Santa María Tonantzintla, Puebla (México)
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San Francisco de Acatepec, Puebla (México)
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Ex Convento de San Francisco Javier, actualmente es sede del Museo Nacional del Virreinato.
Tepotzotlán, Estado de México
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Templo de Santa Prisca
Taxco, Guerrero
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Catedral de Morelia
Morelia, Michoacán
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La Iglesia de San Marcelo, en Lima. Le tengo especial aprecio porque a esta iglesia puedo acudir a escuchar misa según el rito tridentino. Es algo maravilloso.
Ubicada en el jirón Rufino Torrico, esquina con la Av. Emancipación, en el Centro Histórico, es uno de los templos más antiguos de Lima. Sus orígenes se remontan a 1551, en que la Orden de San Agustín llega a la ciudad de Lima y se establece en esos terrenos, en breve tiempo levantaron el templo de San Marcelo.En 1585 es elevada a la categoría de parroquia, por Santo Toribio de Mogrovejo, quedando desligada de la Orden Agustina.
En su interior son veneradas las imágenes de San Marcelo, Nuestra Señora de los Remedios, El Sagrado Corazón de Jesús, El Señor de la Caña, La Virgen Dolorosa, San José y Santo Toribio de Mogrovejo.
Su fachada es de estilo churrigueresco y rococó. En su interior guarda un bellísimo retablo dedicado a la Virgen de los Remedios quien acoge a los peregrinos, sus hijos desde el Altar mayor.
El coro, el baptisterio, la sacristía, todo derrocha espacio y sencillez, calidez y elegancia. Predomina entre sus cuadros la figura de San Francisco Javier, el santo misionero.
La Parroquia de San Marcelo, creada en 1585 es uno de los templos coloniales más hermosos y tradicionales de Lima.
Parroquia San Marcelo
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