Zégato
Houve um determinado momento no período colonial do Brasil em que houve divisão nominal em dois territórios, mas submetida ao mesmo governo geral da capital Salvador (Bahia) primeiro, e Rio de Janeiro (depois) - embora em relação a esse período excepcional, não sei se existiram dois governos gerais!? Terei que investigar.
Era o Maranhão a norte(Amazónia etc.,até ao nordeste) e o Brasil, do Maranhão para sul. Mas, de facto, durou pouco. O Brasil é unitário e de tradição unitária.
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo, não obstante as guerras da década de 1840 e dos anos próximos - (Revolta Republicana com participação do Italiano Garibaldi) sempre foram BRASIL, desde da origem (são brasileiros desde sempre, como todos os outros), assim como o próprio Uruguay, desde 1680, e em largos períodos de tempo(Sacramento etc.).
Ordoñes
Realmente creo que tienes razón, creo que la américa española de los Habsburgos era minos dividida que la de los Borbones posteriores, como dices. Tu é que podes elucidar-nos en estas matérias.
Para Portugal, fue fundamental que el heredero de la corona portuguesa, D. Pedro IV, se declarasse D. Pedro I, Imperador del Brasil. El Brasil Imperial fue fundamental para la unidad, que en si, já és de tradición unitária.
Un aparte: no somos españoles, somos, si quiseres, "hispanicos" y ibéricos.
Marcadores