Búsqueda avanzada de temas en el foro

Resultados 1 al 13 de 13

Tema: Cuales crees que deberian ser los principios para la creacion de un movimiento patrio

Ver modo hilado

  1. #2
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Re: Cuales crees que deberian ser los principios para la creacion de un movimiento pa

    Cita Iniciado por Litus Ver mensaje
    ¿Cuales crees que deberian ser los principios fundamentales para la creación de un movimiento patriótico en Las Españas Historicas?.

    Yo, según mi opinión, empezaria por:

    -La Unidad Catolica,

    -Los fueros (unidad de Republicas Hispanicas),

    - Principio de Territorialidad (El estado llamado español, mas Portugal, Occitania, Hiparralde, la Catalunya Nord, Gibraltar, L'Alguer, y el antiguo territorio llamado la Tingitania(tras la expulsión de las razas extranas que hoy la opblan) es lo que denominamos España o las Españas.

    - Unidad nacional (genotipo). La invasión sufrida por nuestros territorios exige de una acción inmediata en donde el principio genetico, sustituya al principio de nacimiento, por el que todo el que nace en territorio español es español solo por nacer en él.
    Caro Litus

    Já escrevi bastante neste fórum sobre o tema da União Hispana, mas creio ser meu dever sensibilizá-lo também a si para a perspectiva que têm os portugueses sobre a questão.

    Creio que conhecer a perspectiva dos portugueses tradicionalistas unionistas (contam-se por muito poucos hoje em dia, infelizmente) é importante para definir um movimento patriótico que nos envolva, porque senão, estaremos desfasados da realidade e não contribuiremos para a construção de uma nova realidade no futuro.

    Por muito que reconheça a eminência intelectual e até as boas intenções de Menéndez Pelayo, não é bom caminho para a atracção dos portugueses a um conceito de união política assentar a argumentação no seu legado. Portugal não é Espanha nem é terra espanhola. É Hispania e terra hispana, o que não quer dizer a mesma coisa. D. Filipe II que foi D. Filipe I de Portugal e fez concretizar, por sessenta anos, a Monarquia Hispana reconheceu-o indubitavelmente: Portugal tinha leis próprias, um Vice-Rei Português ou da Família Habsburgo, Língua Oficial Portuguesa e total poder administrativo da sua presença ultramarina. D. Filipe II nunca pretendeu fazer de Portugal terra espanhola - e podia tê-lo feito, porque teve controlo militar do país. Mas não é matando Portugal como nação que se constrói uma Pátria Hispana maior, e esse grande Rei sabía-o. Devo-lhe dizer, de resto, que essa pátria talvez ainda existiria, se os seus descendentes D.Filipe III e D. Filipe IV não tivessem faltado à palavra que ele tinha dado aos portugueses.

    Com isto quero dizer que não se pode conceber um movimento patríotico de União Hispana, tendo por base um princípio de territorialidade espanhola que englobe Portugal - não, se se quiser que os portugueses participem nesse movimento. Tem de ser construído um conceito novo, que respeite o passado e a tradicão nacional dos dois reinos. A minha sugestão será sempre uma monarquia dual, um rei para duas coroas, como algo de semlhante à antiga Áustria-Hungria. E que, pelo referido, não se chame Espanha ou As Espanhas. A mim o que mais agrada é União Cristã Hispana ou "Sacro Unión Hispana".

    Isto é necessário para que ganhe uma dimensão afectiva entre os dois povos que é imprescindível a uma União bem nascida. Un sentimento de Hispanidade que existe porque, somos da mesma carne, mas que foi que foi amordaçado por oito séculos de mágoa ou indiferença. Uma União que respeite o passado mas seja voltada para o futuro, em condições que todos os espanhóis e os portugueses tenham por compatíveis com a sua honra nacional e os faça sentir ainda mais patriotas e não como traidores aos seus antepassados.

    Unidos dessa forma não temeremos nada nem ninguém! Junto um atalho que para mim expressa como poucos a dimensão afectiva que é a Hispanidade, o que de melhor nos carateriza como hispanos!

    http://br.youtube.com/watch?v=jXSdpG2NHFM

    Isto é ser Hispano. Na Felicíssima Armada e nos "tercios" de D. Felipe II como nos desafíos de amanhã! Por isso somos diferentes do resto do mundo! Por São Tiago!!!
    Última edición por Irmão de Cá; 06/10/2008 a las 14:17
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)

Temas similares

  1. El liberalismo es pecado
    Por Ordóñez en el foro Política y Sociedad
    Respuestas: 80
    Último mensaje: 21/07/2022, 19:55
  2. Apuntes Socieconómicos Hispanoamérica XVIII
    Por Ordóñez en el foro Hispanoamérica
    Respuestas: 4
    Último mensaje: 27/05/2011, 20:25
  3. Lo Que Significa Navarra (1)
    Por rey_brigo en el foro Navarra
    Respuestas: 2
    Último mensaje: 29/01/2009, 01:19
  4. Balmes
    Por Cavaleiro en el foro Biografías
    Respuestas: 9
    Último mensaje: 01/04/2008, 04:20

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •