Olá Gothico,
o meu nome é Galizes e cheguei aqui agora caído de repente neste forum.
Noutros tempos fui iberista, defensor da união das nações ibéricas; mas, hoje depois de alguma reflexão optei por ser a favor da continuidade de estados separados.
Comecei lendo algumas coisas e seguirei lendo outras, entretanto decidi começar por fazer alguns comentários.
Poderia escrever em portuñol ou castelhano mas não creio que fosse correcto para com os outros povos peninsulares que já são obrigados a falar a língua de Castela em desfavor das suas línguas regionais; assim escreverei em português.
Gothico, não creio que os portugueses necessitassem de castelhanos entre o território nacional e o reino de Granada, pois os portugueses foram suficientes para reconquistar a faixa atlântica aos mouros. Os habitantes muçulmanos depois de conquistados puderam continuar a viver nas terras que antes ocupavam obedecendo a um novo soberano.
Portanto a convivência entre cristãos portugueses e muçulmanos foi boa sem necessidade de quem nos separasse do que restou apenas no referido Reino de Granada.
Com estas minhas observações não pretendo incentivar ódios nem rivalidades entre portugueses e espanhóis mas, sim, fomentar uma saudável convivência entre os nossos povos que têm o direito de prosseguir caminhos distintos a nível social e cultural, numa continuação histórica, já que a união iberista com dois Governos distintos já existe sob a bandeira da União Europeia. Pelo menos já terminámos com as fronteiras e permitimos o livre fluxo de pessoas, de bens e de capitais financeiros.
Não precisamos de mais união, as boas relações são suficientes, creio eu.
Saludos a España
e viva Portugal.
Marcadores