Búsqueda avanzada de temas en el foro

Resultados 1 al 20 de 60

Tema: Banderas de los Reinos de España (Hispanoamérica)

Ver modo hilado

  1. #33
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Re: Banderas de los Reinos de España (Hispanoamérica)

    Cita Iniciado por DON COSME Ver mensaje
    (...)
    Hispano, es por tanto lo relativo a Hispania, que no es más ni menos que la fórmula latina de España, y por ende, Hispano, es todo los relativo a España y por ende los españoles. Yo por tanto, soy hispano. Al igual que lo fueron mis tatarabuelos y ninguno de ellos hablaba castellano, pues eran vascos. El hecho de no hablar castellano NO te hace menos hispano. Portugueses, gallegos, catalanes, vascos, mallorquines, vasconavarros, labortanos, suletinos, muchísimos valencianos, algunos aragoneses..., tienen, en muchos casos, por habla materna, lenguas distintas al castellano, algunas como el caso del vascuence-euskera, ni suquiera de origen latino. Pero estos colectivos, tienen un nexo común. Todos son españoles y por ende Hispanos.
    (...)
    El escudo de Hispanismo.org ha sustituido con acierto, a mi entender, el emblema borbónico por el escudo de Portugal. El reino que faltaba para completar la unión. (Algunos puristas te dirían que ese es el espacio para el escudete de la casa reinante y que por tanto, poniendo el escudo ahí sólo estaríamos sugiriendo que reina en España la casa de Braganza).
    Caro Don Cosme: em primeiro lugar, devo salientar que sou adepto de uma União Cristã Hispana e, portanto, sinto-me bem neste forum e melhor ainda por perceber que, nele, se tratam os portugueses (e os hispano-americanos) como membros da mesma família, que somos de facto. Tenho, todavia, algumas opiniões diferentes das suas o que, a meu ver, não põe em causa o essencial. Exponho-as apenas para que o Don Cosme e os restantes leitores percebam o meu ponto de vista como hispano e português.

    Hispano e Português. Pois claro que sou. Embora o Litúrgicos tenha sido proscrito defendo aqui a posição de Don Cosme, para que outros leiam. Como se chamam os portugueses? Carlos, Miguel, António, Pedro... e de família Lopes, Ferreira, Santos, Pereira, Silva... como se chamam os galegos? Têm exactamente os mesmos nomes! E muitos dos castelhanos também... Habitamos a mesma Península Ibérica, que pela primeira vez teve consciência da sua identidade quando falou a mesma língua, o latim, e se chamava Hispania. A Lusitânia acabou com a conquista romana. Os romanos chacinaram todos os lusitanos porque eram um povo indómito - nunca se renderam e nunca pagaram impostos( já no século XIX, o insigne romancista e historiador português Alexandre Herculano o reconhecia). Não há uma gota de sangue lusitano nos portugueses, como não há uma palavra lusitana no português:

    O Português não é Lusitano! É Hispano como os outros povos da Península.

    Espanhol até pode ter significado Hispano... mas não é Hispano. E não é porque não se podem apagar séculos de história. Espanhol é todo aquele ou tudo aquilo relativo ao Reino de Espanha, porque foi isso que designou durante muitos séculos. Pode não ter sido o que começou por significar mas foi aquilo que acbou por significar. Reino de Espanha do qual Portugal não fez parte, em todo esse tempo, senão por sessenta anos. Reino de Espanha que tentou anexar Portugal, contra sua vontade, muitas vezes nesse período - as últimas já no século XX com Alfonso XIII e Franco (os célebres "passeos militares a Lisboa").

    Portugal não é de Espanha. E os portugueses não são espanhóis.

    Mas Espanha e Portugal podem ser Hispania. Algo novo que respeita o passado, mas não volta a ele. Algo bom que pode ser construído se for desejado por todos os povos que o compõem.

    Não posso falar pelos portugueses, nem sequer pela maioria nem talvez pelos supostos 29% que se dizia poderem apoiar a ideia o ano passado. Ainda há muito preconceito estúpido de parte a parte, muita ideia deformada do que uma União Hispana podia representar ou devia ser (alguns que a apoiam são marxistas-leninistas-trotskistas que gostariam que não houvesse fronteiras para melhor espalharem as suas doutrinas cancerosas, outros capitalistas apátridas para quem as fronteiras apenas significam perda de tempo e dinheiro que esfolam aos outros)...

    ...mas eu tenho uma genuína afeição por todos os povos do Reino de Espanha (particularmente pelo da Galiza) e gostaria, que essa afeição se consumasse: numa União Cristã (Católica) Hispana.

    Quanto ao escudo escolhido pelo Hispanismo.org discordo do seguinte: aquilo que é apresentado como o escudo de Portugal, mais não é que o Escudo da Casa Bragança (herdado da de Avis). Como Portugal é uma república contranatura, incorporou na bandeira republicana o escudo da casa reinante, retirando-lhe a coroa. Eu sou monárquico mas não particularmente adepto dos Bragança. Nunca fizeram nada pela restauração do seu trono (pelo contrário) e sempre se decalaram contra qualquer projecto de União com o Reino de Espanha (estão cheios de sangue Saxe-Coburgo-Gotha e, portanto, Windsor, eheheh). Além disso é um símbolo do Portugal Velho que se pretende afirmar no mundo contra Espanha e não com ela.

    Sucede pois que o escudo escolhido como Hispanismo.org tem uma componente... anti-hispanismo.

    Mas como comecei Don Cosme... estas são pequeninas diferenças de pensamento. A Grande União Cristã Hispana chegará um dia, Don Cosme... porque, como dizem os Brasileiros, Deus não dorme...

    Um grande abraço de Irmão
    Última edición por Irmão de Cá; 22/09/2008 a las 18:01

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 1 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 1 visitantes)

Temas similares

  1. Sobre Julius Evola
    Por Ordóñez en el foro Historiografía y Bibliografía
    Respuestas: 2
    Último mensaje: 10/11/2018, 13:42
  2. Apuntes Socieconómicos Hispanoamérica XVIII
    Por Ordóñez en el foro Hispanoamérica
    Respuestas: 4
    Último mensaje: 27/05/2011, 20:25
  3. Bicentenario del 2 de mayo
    Por Hispanismo.org en el foro Temas de Portada
    Respuestas: 44
    Último mensaje: 13/05/2010, 23:34
  4. Balmes
    Por Cavaleiro en el foro Biografías
    Respuestas: 9
    Último mensaje: 01/04/2008, 04:20
  5. Reconocimiento practicado en la frontera de Portugal
    Por Ordóñez en el foro Portugal
    Respuestas: 0
    Último mensaje: 19/07/2006, 13:34

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •