Cita Iniciado por Irmão de Cá Ver mensaje
Hispano e Português. Pois claro que sou. Embora o Litúrgicos tenha sido proscrito defendo aqui a posição de Don Cosme, para que outros leiam. Como se chamam os portugueses? Carlos, Miguel, António, Pedro... e de família Lopes, Ferreira, Santos, Pereira, Silva... como se chamam os galegos? Têm exactamente os mesmos nomes! E muitos dos castelhanos também... Habitamos a mesma Península Ibérica, que pela primeira vez teve consciência da sua identidade quando falou a mesma língua, o latim, e se chamava Hispania.
Um grande abraço de Irmão
Pues eso es lo importante. Lo demás es pura semántica.

Personalmente me llena de emoción ver que cada vez se incorporan más portugueses al foro.


Cita Iniciado por Irmão de Cá Ver mensaje

Espanhol até pode ter significado Hispano... mas não é Hispano. E não é porque não se podem apagar séculos de história. Espanhol é todo aquele ou tudo aquilo relativo ao Reino de Espanha, porque foi isso que designou durante muitos séculos. Pode não ter sido o que começou por significar mas foi aquilo que acbou por significar. Reino de Espanha do qual Portugal não fez parte, em todo esse tempo, senão por sessenta anos. Reino de Espanha que tentou anexar Portugal, contra sua vontade, muitas vezes nesse período - as últimas já no século XX com Alfonso XIII e Franco (os célebres "passeos militares a Lisboa").

Portugal não é de Espanha. E os portugueses não são espanhóis.

Mas Espanha e Portugal podem ser Hispania. Algo novo que respeita o passado, mas não volta a ele. Algo bom que pode ser construído se for desejado por todos os povos que o compõem.
Entiendo lo que quieres decir y lo comparto en gran medida. Sé que Portugal ha vivido muchos años al margen del resto de la unidad hispánica, y por eso a la hora de escoger mi "gentilicio" opté por IBERIA, frente a "español", porque entendía ésta misma realidad de la que estamos hablando y quería expresar que yo defendía la unidad de los pueblos ibéricos.

Y por otra parte, escogí IBERIA respecto de Ibérico, que como gentilicio es más propio, pues quería dejar claro que en esa unión están los cuatro archipiélagos: Baleares, Canarias, Madeira y Azores, que no siendo propiamente parte de la península, como tampoco lo son los territorios de ultrapuertos, sí son parte de nuestra nación.

Un abrazo.