Y estos otros chalados, hablando la lengua... ¿de Viriato?:
Partido da Liberdade do Povo Lusitano
"Ploti ke Aravetare ke Touto Leukuir"
INÍCIO
O Partido da Liberdade do Povo Lusitano (ou Ploti ke Aravetare ke Touto Leukuir, em língua Lusitânica), PATL, é um novo partido político nacionalista e progressista Lusitano, não legalizado devido ao facto de vigorar em Portugal uma lei anti-democrática que interdita a formação de partidos regionais e locais, impedindo assim o acesso e a participação de grande parte da população das regiões portuguesas na democracia directa, devido a este facto de o PATL não ser reconhecido pelas autoridades portuguesas, as actividades ou sessões de esclarecimento do partido em prol da criação de uma região autónoma da Lusitânia e da regionalização em Portugal, são feitas em condições de semi-clandestinidade.
O nosso partido procura lutar pelo reconhecimento oficial e a identidade étnico-cultural do povo Lusitano por parte das autoridades portuguesas e pela autonomia política de todas as Terras Lusitanas ou pela criação oficial duma Região Autónoma da Lusitânia dentro da República Portuguesa. Se num futuro próximo o povo Lusitano assim o entender, nós também lutaremos pela independência total da Lusitânia com a sua secessão de Portugal.
Na nossa terra, o PATL procurará proteger e salvaguar a cultura, o ambiente, a educação, a saúde, e aqueles que necessitam de ajuda urgente e não de uma simples mãozinha, promovendo a paz em todo o país sem qualquer tipo de exploração nem com a submissão do povo Lusitano à vontade dos outros, ou e a todo o tipo de aventureirismo ou neo-colonialismo interno ou e externo.
Se tudo isto não te deixa indiferente, a ti filho da Lusitânia e futuro cidadão e eleitor Lusitano, preocupado com a actual situação e o estado da nossa Pátria Lusitana, então você está convidado a juntar-te a nós. Nesta página você encontrará muitas perspectivas e muitos dos objectivos do PATL. O Partido está também aberto a outras ideias e sugestões, e na medida do possível poderá usar sempre o teu apoio efectivo. Juntos, nós podemos alcançar os nossos objectivos de uma pacífica, próspera, limpa e realmente livre Pátria Lusitana.
O Partido da Liberdade do Povo Lusitano, foi fundado em 17 Julho de 2001 em Folgosinho e adotou o seu nome lusitano em 2006. Actualmente o PLPL tem a sua sede nacional na cidade da Guarda, é um partido nacionalista, progressista e histórico, criado pelo povo e só para servir o povo Lusitano, e a sua causa primeira é; a criação de uma Lusitânia livre e independente a ser conseguida através da autodeterminação da Nação Lusitana hoje domínio português.
A principal publicação do PATL é o jornal “Lusitânia, a Terra Livre”.

O berço da Lusitânia, a Beyra (cor verde). A região actual da Lusitânia, a Leukitanea (verde/vermelho). 

A Lusitânia e as nações aliadas, as Terras Lusas ou Luirokitanea. Uma vista geral da nação Lusitana
(foto).
Untitled Document O
Marcadores