Vou tornar a repetir o que já disse várias vezes, mas como voltaram a escrever neste tema a isso sou obrigado. Neste momento Portugal não deseja uma anexação, ou união quer por fedreção quer por confederação ao estado Espanhol. Um artigo engraçado que vi há algum tempo quando pesquisava na internet, era de que os número de portugueses que aceitaria unir-se ao estado Espanhol tinha descido desde que também a crise tinha atingido a Espanha. Ou seja, de momento já nem o aspecto económico é um ponto de união. Depois o factor histórico, quer seja de nacionalismo, patriotismo, inferioridade, impede no espirito português qualquer união à Espanha.

Cita Iniciado por Audax Ver mensaje
Asi podriamos encontrarnos con una Catalunya o Euzkadi extrangeros y un Portugal asociado. Una España tipo federacion o Comunidad Hispana o Iberica.
Esta situação nunca aconteceria pois se Portugal visse o estado Espanhol dividido o sentimento seria de "finalmente, não somos o parente pobra da Peninsula". Nessa altura começaria a pensar-se em assumir uma posição de dominio na Peninsula não de se unir à Espanha.
No que toca a isso de Portugal e Espanha serem a mesma pátria uma vez Fernando Pessoa disse "A minha pátria é a língua portuguesa", e Como já diz a República de Portugal "Esta é a ditosa Pátria minha amada".
Não é preciso Portugal unir-se a Espanha, é importante que na Peninsula se lembre é a nossa tradição católica, a nossa missão de levar a cultura ao recantos do Império, isso sim agora é o mais importante, há outros problemas como a ameça muçulmana muito mais preocupantes.