Búsqueda avanzada de temas en el foro

Ver resultados de encuesta: España y Portugal ¿una sola patria?

Votantes
128. No puedes votar en esta encuesta
  • España es una patria y Portugal otra

    34 26.56%
  • España y Portugal forman parte de una sola patria ibérica

    94 73.44%
Resultados 1 al 20 de 184

Tema: España y Portugal ¿una misma patria?

Vista híbrida

  1. #1
    Avatar de Possessio Maris
    Possessio Maris está desconectado Miembro graduado
    Fecha de ingreso
    12 mar, 09
    Mensajes
    42
    Post Thanks / Like

    Respuesta: España y Portugal ¿una misma patria?

    Viva a todos,

    Li com interesse os comentários, tanto neste tópico como no "28% dos Portugueses...". Gostava de partilhar a minha visão sobre o tema.

    Permitam-me desde já enunciar alguns pontos que creio serem essenciais na discussão, baseados na minha opiniãp mas também na leitura dos comentários.

    1) Conceito de Pátria, e em especial o conceito de Espanha.

    2) Conceito de "nacionalidades" Ibéricas, em especial a questão de Portugal vs. Leão, Castela, Catalunha, etc.

    3) Relacionado com 2) a relação entre as práticas actuais e as suas consequências políticas (Qual a capital? Língua oficial? Televisão))

    4) Proximidade (ou falta dela) entre "espanhóis" e portugueses.

    5) Utilidade e motivação subjacente ao conceito de uma "Hispania" moderna.


    1) Conceito de Pátria e de Espanha

    Existe como é óbvio para todos uma diferença assinalável entre a forma como neste fórum se usa a palavra Espanha e como ela é usada hodiernamente, e em especial pelos Portugueses que aqui responderam negativamente á pergunta. É claro para mim que a esmagadora maioria dos frequentadores deste espaço consideram quando falam de Pátria e de Espanha o processo iniciado em 589 por Recaredo e que substanciou mais tarde a Recuperatio Hispaniae, sendo os vários Reinos que apareceram (e desapareceram) manifestações políticas individuais que existem de forma acessória sem desvirtuar o "objectivo" traçado no III Concílio de Toledo, que define uma Espanha composta sem dúvida de diferentes espaços culturais mas unida na sua essência pela génese comum que deverá ser reflectida numa reunificação política.

    Para outros os conceitos de estado/pátria/nação assumem outras formas, umas dualistas (Portugal e Espanha), outras mais diversas (incluíndo a secessão de partes da actual Espanha enquanto conceito político).

    2) Conceito de "nacionalidades" Ibéricas

    Este ponto é fundamental para perceber uma parte das objecções por parte de Portugueses. Boa parte das explicações dadas por Espanhóis sobre a questão das nacionalidades equipara Portugal à Catalunha, Aragão, Galiza, etc., dando nitidamente a entender que a ideia é simplesmente que Portugal "assuma" uma posição semelhante. São dois os argumentos que penso fundamentarem esta posição:

    - Que Portugal "não é mais" que os "outros", i.e. não é "diferente" das outras actuais comunidades autonómicas de Espanha.

    - Que numa futura Espanha unificada baseada em Forais todas as garantias usuais (linguísticas, culturais, etc) estão garantidas, pelo que não há nada a alterar em particular no caso de Portugal.

    Sobre estes pontos existe uma evidência óbvia que gostaria de salientar: que eu saiba o Castelhano é língua oficial de toda a Espanha e falada por toda a população (na pior das hipóteses como segunda língua). Como se chegou a esse ponto não interessa, mas tal é simplesmente inconcebível quando se fala de Portugal. É uma diferência assinalável e que coloca questões importantes, e que também serve de factor de diferenciação adicional. Para além disto é, creio, algo autista querer simplesmente apagar quase um milénio de história, com tudo o que isso implica.

    Para os Portugueses dificilmente - diria mesmo de forma quase impossível - se pode conceber uma qualquer "Hispania" assente na aplicação indiscriminada do que se julga se bom para as comunidade autónomas espanholas a Portugal.

    3) Questões práticas e administrativas.

    Já se falou na língua, na capital, na televisão. Uma pergunta que foi feita merece resposta: há abertura para os que defendem a União Ibérica para que a língua "nacional" seja o Português, para que a capital seja em Lisboa (ou Porto, ou Coimbra, etc), que a televisão nacional seja difundida em Português com espaços para "línguas regionais"? Não que defenda que isto seja lógico, mas também não o é o oposto.

    A haver uma União Ibérica teria, á semelhança da de Filipe II, assentar na equiparação absoluta nestas matérias, algo que não acontece na Espanha actual. E é aqui que a questão de Portugal "ser igual" ao resto se revela reductor, visto "o resto" ter pacificamente ou não aceite uma série de consequências que são simplesmente inaceitáves em Portugal.

    4) Proximidade entre os povos Ibéricos

    Já aqui li Portugueses que indicam ser mais próximos dos Italianos, e Espanhois a dizer sensivelmente o mesmo. Pessoalmente não me revejo nestas posições: todos os povos ibéricos partilham um sem número de afinidades óbvias, de tal forma que para mim estar em Espanha não é de todo estar no "estrangeiro". Seja como for é verdade que vários factorem contribuem para este sentimento de afastamento, incluíndo a forma como tradicionalmente se faz salientar o conceito de nacionalidade em oposição a Espanha, e no sentido contrário a ignorância no que diz respeito a Portugal por parte dos Espanhóis.

    5) Utilidade e motivação para uma Hispania moderna.

    Também se falou - e bem - de qual seria concretamente a utilidade e motivação subjacente a este projecto. Dentro dos que defendem no mínimo uma "concertação ibérica" existem duas posições:

    - Que se trata de cumprir o desígnio original de 598, que quando cumprido permitirá a uma Espanha unificada erger-se uma vez mais sem interferências externas.

    - Que em termos práticos nada aponta que tal União seja benéfica, visto que pouco traria de vantagens em comparação com uma política de concertação ibérica alargada (mas mantendo a separação política), e potencialmente poderia trazer inconvenientes e instabilidades dada a sensibilidade das populações.



    E neste ponto me coloco, em dúvida. Se sou sem hesitação um defensor acérrimo de uma identidade Ibéria - seja, Espanhola, na verdadeira acepção da palavra - é acima de tudo na forma de a concretizar que se me colocam maiores dúvidas. Não porque ache que os Espanhóis nos queiram "anexar": não, pois como já disse alguém o problema não são os Espanhóis que não gostam dos Portugueses... o "problema" são os Espanhóis que de facto gostam dos Portugueses, e é por gostarem que esta questão se põe. E, aproveito para frizar, nem se devem falar de questões económicas e materiais, que são simplesmente insultuosas.

    Saudações a todos, e as minhas desculpas pela extensão do texto.

  2. #2
    Avatar de Irmão de Cá
    Irmão de Cá está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    08 sep, 08
    Mensajes
    2,209
    Post Thanks / Like

    Respuesta: España y Portugal ¿una misma patria?

    Caro Possessio Maris, seja muito bem-vido aqui ao fórum hispanismo.org. Não somos muitos portugueses por aqui e é sempre com alegria que acolho mais um companheiro Tuga.

    Esta é uma casa da hispanidade, de toda a hispanidade; e os portugueses têm aqui o seu lugar de direito porque somos hispanos. Sem Portugal, sem o Brasil e sem os demais países da lusofonia o mundo hispano e a sua realidade estaríam coxos, incompletos.

    Também o hispanismo.org: por isso se escreve por aqui em todas as línguas hispanas como um reflexo real da diversidade que existe dentro da comunhão hispana.

    Não só aqui se escreve do que comungamos mas também do que nos separa, desde que com correcção e respeito: respeito pelos outros intervenientes no fórum e respeito pela hispanidade que lhe serve de móbil, da qual é inalienável a fé cristã católica dos hispanos.

    Isso significa que podemos discutir o Iberismo, muito embora a maioria de nós não seja iberista: sobre esse assunto pode ler um fio muito relevante e interessante: Contra el Iberismo: Apuntes para una verdadera epifania iberica Contra el Iberismo: Apuntes para una Epifanía Ibérica.

    Do ponto de vista hispanista, o anseio iberista de destruir o que é a Espanha e o Portugal históricos para fazer um estado federal peninsular ibérico, desenraizado, aconfessional, sem cultura, sem memória e sem valores é um absurdo, um delírio revolucionário e modernista e ainda uma ofensa ao sacrifício de todos os patriotas espanhóis e portugueses ao longo dos tempos. Mas, ainda assim o tema pode ser discutido...

    Por outro lado a ideia de um Portugal de costas voltadas para Espanha e dobradas ante o neoliberalismo maçónico da União (Pseudo) Europeia, longe de Deus e perto da Inglaterra e dos Estados Unidos (o companheiro Ordóñez é que costuma dizer: pobre España: tan lejos de Dios y tan cerca de Francia, ahahah) é contra-natura e lesa-patria.

    A aproximação deverá pois, entre verdadeiros patriotas, ser consensual: o grau é que é variável. Desde logo há aí amplo espaço para debate.

    Espero que participe frequentemente (não só nesse mas também nos outros temas) e que se sinta tão bem por aqui como eu me tenho sentido.

    Calorosos Cumprimentos.

    P.S.: Passe por favor pelo fio de Apresentações e diga algo sobre si para que o conheçamos melhor. Ainda está em tempo. Ah! e outra coisa: o hispanismo.org também tem opção de idioma português (do Brasil) que pode escolher num selector localizado no canto inferior esquerdo da página.
    Última edición por Irmão de Cá; 17/03/2009 a las 17:22
    res eodem modo conservatur quo generantur
    SAGRADA HISPÂNIA
    HISPANIS OMNIS SVMVS

  3. #3
    Avatar de DON COSME
    DON COSME está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    23 sep, 06
    Ubicación
    Canarias
    Mensajes
    2,657
    Post Thanks / Like

    Respuesta: España y Portugal ¿una misma patria?

    Cita Iniciado por Possessio Maris Ver mensaje
    E, aproveito para frizar, nem se devem falar de questões económicas e materiais, que são simplesmente insultuosas.

    Saudações a todos,
    Totalmente de acuerdo.
    El debate trasciende de la posición de renta relativa de cada territorio hispánico a día de hoy.
    Estamos hablando de algo muchísimo más importante. De recobrar la unidad de nuestra patria.

  4. #4
    Toronjo está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    11 may, 09
    Ubicación
    Huelva
    Mensajes
    933
    Post Thanks / Like

    Respuesta: España y Portugal ¿una misma patria?

    Ahora Portugal es un pais soberano y España tambien pero me gustaria que fueran Hispania para regocijo de mis mayores y mio

  5. #5
    Avatar de Michael
    Michael está desconectado Miembro Respetado
    Fecha de ingreso
    03 may, 10
    Mensajes
    2,924
    Post Thanks / Like

    Re: Respuesta: España y Portugal ¿una misma patria?

    Creo que se aplica corona al un reino cuando este aglutina varios de estos.


    El Reino de Aragón fue un reino, pero en el momento que absorvió a los Condados Catalanes y más tarde al Reino de Valencia(y el de Mallorca) pasó a ser Corona.


    La corona de Castilla estaba formada por los Reino de Castilla y León.


    Navarra es un reino por que solo está formado por un reino no varios.


    Corregidme si me equivoco.

    Corona es el término que se le daba al número de territorios gobernados por el mismo rey: Se llamaba Corona de Castilla porque eran territorios gobernados por el rey de Castilla, los reyes tenían una corona y por consiguiente al número de territorios gobernados por la "corona"(rey) de aquel reino se le denominaba corona, quedo a vuestras órdenes.

  6. #6
    Avatar de combatcatalà
    combatcatalà está desconectado Miembro graduado
    Fecha de ingreso
    12 nov, 12
    Ubicación
    Corona d'Aragó, Principat de Catalunya, L'Hospitalet de Llobregat
    Edad
    31
    Mensajes
    182
    Post Thanks / Like

    Re: Respuesta: España y Portugal ¿una misma patria?

    totalmente de acuerdo, aunque yo le llamaría las Españas en vez de Hispania.

Información de tema

Usuarios viendo este tema

Actualmente hay 2 usuarios viendo este tema. (0 miembros y 2 visitantes)

Temas similares

  1. El alma de las Américas y el Hispanismo
    Por Ordóñez en el foro Hispanoamérica
    Respuestas: 3
    Último mensaje: 11/05/2016, 06:11
  2. Lecturas recomendables :
    Por Ordóñez en el foro Historiografía y Bibliografía
    Respuestas: 18
    Último mensaje: 13/03/2014, 19:59
  3. El reto del islam en la España actual
    Por Ordóñez en el foro Inmigración
    Respuestas: 13
    Último mensaje: 13/11/2013, 15:40
  4. Marcelino Menéndez Pelayo
    Por Ordóñez en el foro Historiografía y Bibliografía
    Respuestas: 5
    Último mensaje: 23/07/2013, 21:04
  5. Portugal, Realidad Del Patriotismo Hispánico
    Por Johannes de León en el foro Portugal
    Respuestas: 24
    Último mensaje: 06/02/2009, 09:48

Members who have read this thread: 0

No hay miembros a listar por el momento.

Permisos de publicación

  • No puedes crear nuevos temas
  • No puedes responder temas
  • No puedes subir archivos adjuntos
  • No puedes editar tus mensajes
  •