Re: El 28% de los portugueses aceptaría unirse a España, según una encuesta
Iniciado por
legionario
Se é verdade que existe um sentimento anti-espanhol no seio duma minoria de pessoas, tambem é verdade que existe uma verdadeira empatia por Espanha por parte da generalidade dos portugueses que os discursos e bocas anti-espanholas nao conseguem apagar.
PS. Falando de ingleses, é muito mais facil encontrar gente em Portugal com sentimentos anti britancos do que anti espanhois, esta é a verdade!
Sinceramente acho que não existe assim uma minoria de pessoas com um sentimento anti-espanhol, até são mais. Mas não é um sentimento anti-espanhol, porque temos que concordar que a identidade portuguesa foi construida um pouco sempre na base "enquanto espanha existir nós estamos sob ameaça", por isso trata-se mais de um desconfiança generalizada que se mistura com a simpatia por serem o unico pais com quem fazemos fronteira e como tal o contacto é mais activo. Acho que generalizar é mau porque caimos em erros, mas ainda assim acho que o sentimento que existe é de simpatia apesar da tal desconfiança.
Agora isso dos sentimentos anti-britânicos talvez seja mais recente, não é algo tão longo com a desconfiança de estimação que existe para com os espanhois. No caso britânico acho que a historia portuguesa se está a começar a aperceber do mal que a pérfida Inglaterra no causou.
"Tudo lhes pertence e nos cabe, porque a Pátria não se escolhe, acontece. Para além de aprovar ou reprovar cada um dos elementos do inventário secular, a única alternativa é amá-la ou renegá-la. Mas ninguém pode ser autorizado a tentar a sua destruição, e a colocar o partido, a ideologia, o serviço de imperialismos estranhos, a ambição pessoal, acima dela. A Pátria não é um estribo. A Pátria não é um acidente. A Pátria não é uma ocasião. A Pátria não é um estorvo. A Pátria não é um peso. A Pátria é um dever entre o berço e o caixão, as duas formas de total amor que tem para nos receber."Cidade do Santo Nome de Deus de Macau, Não Há Outra Mais Leal
Marcadores